Chegada do frio acende alerta sobre a gripe

Somente neste ano, sul catarinense já tem 13 casos de influenza confirmados

Foto: Lucas Colombo/TN

- PUBLICIDADE -

Com a queda da temperatura, é comum chegar a um local e encontrar o ambiente fechado e com pouca ventilação. Apesar de parecer inofensiva, essa condição propicia a transmissão de doenças típicas de inverno, como a gripe. Apenas neste ano, foram confirmados 13 casos de influenza no Sul de Santa Catarina, sendo dois deles na Região Carbonífera e três no Extremo-Sul. Dois óbitos também foram registrados, mas em Tubarão.

Por isso, a recomendação é para que as pessoas adotem medidas preventivas, para diminuir as chances de contágio. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), é fundamental manter a chamada “etiqueta da tosse”, com hábitos simples. Entre as orientações está lavar e higienizar as mãos com frequência; cobrir a boca e o nariz com o antebraço quando espirrar ou tossir; evitar tocar os olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar aglomerações e ambientes fechados; ingerir bastante água; e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais de gripe.

- PUBLICIDADE -

Como a doença consiste em uma infecção do sistema respiratório, é importante que o paciente procure atendimento médico após o aparecimento dos sintomas. Quando não tratada, a gripe pode levar a situações mais graves, como pneumonia e óbito. Por isso, é preciso estar atento aos sinais da enfermidade, como febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. “A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias”, pontua a gerente de imunização da Dive/SC, Lia Quaresma Coimbra.

Casos de influenza confirmados no Sul de SC*:

  • Laguna – três pacientes;
  • Tubarão – três pacientes e dois óbitos;
  • Armazém – um paciente;
  • Braço do Norte – um paciente;
  • Criciúma – um paciente;
  • Jacinto Machado – um paciente;
  • Lauro Müller – um paciente;
  • Sombrio – um paciente;
  • Turvo – um paciente.

*Dados da Dive/SC, atualizados em 24 de junho

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.