Casa da Fraternidade: Boi de Mamão se apresenta pela primeira vez fora da instituição

Atividades dão esperança e alegria aos estudantes envolvidos no projeto e na entidade de Araranguá

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Araranguá/Criciúma

O Boi de Mamão da Casa da Fraternidade se apresentou fora da instituição pela primeira vez durante o 5º Encontro de Boi de Mamão da Unesc. O trabalho foi resgatado ao longo do último ano e, em agosto, dançou ao público pela primeira vez na Casa da Fraternidade. Agora, a cultura foi expandida.

- PUBLICIDADE -

Conforme a presidente da Casa da Fraternidade, Cátia Hahn, tudo começou há um ano, quando o projeto “Boi de Mamão na comunidade”, da Unesc, assumiu a tarefa de resgatar um boi de mamão que estava danificado e parado na instituição de Araranguá desde o falecimento do professor Alex Gomes.

“Ao longo deste último ano, tanto na universidade quanto na Casa da Fraternidade, muita coisa aconteceu. Sob a orientação da professora Lenita e da professora Silemar, foram muitos encontros, reformas, pesquisas, aprendizados e, com o grupo de bolsistas da universidade, foi se costurando, restaurando e ressuscitando o Boi da Casa da Fraternidade. Na Casa, as crianças assistiam vídeos das apresentações, desenhavam, confeccionavam miniaturas, cantavam, mas o que elas queriam mesmo era ver um boi dançar…”, descreve Cátia.

Nos últimos meses, enquanto na Unesc a bolsista Barbara, com ajuda dos outros bolsistas, faziam as cabeças, na Casa, a Cátia com ajuda da Leia, do Vinicius e das mães e meninas do artesanato iniciaram os corpos dos bichos e figurinos, personagens e estandarte. Até que, com um mutirão em agosto, o Boi de Mamão da Casa da Fraternidade voltou a dançar.

“Mais uma vez vimos a esperança e a alegria nos olhos de nossas crianças. O Grupo Boi de Mamão da Casa da Fraternidade foi selecionado no Edital Elisabete Anderle e deverá realizar um intercâmbio em Florianópolis com o Grupo Arreda Boi, no ano de 2020. Agradecemos a Unesc a oportunidade de participar deste encontro maravilhoso, e pela parceria neste projeto”, enfatiza Cátia.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Araranguá/Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.