- PUBLICIDADE -

Içara

O jeito descontraído, o gosto por conversar e a atenção que João Raichaski dedica a qualquer visitante se encaixa muito bem com o bom humor, a simpatia e o zelo de Maria Pizzetti Raichaski. Para qualquer observador, a vitalidade, a cumplicidade, o amor e a união do casal içarense se destacam como um exemplo a ser seguido. Além de terem, respectivamente, 95 e 96 anos de idade, os dois celebram neste mês 75 anos de matrimônio, cultivados, segundo eles, com muito companheirismo e respeito.

- PUBLICIDADE -

Mesmo com as diferenças, o casal se completa. Maria, de descendência italiana, nasceu na comunidade de Linha Anta. Já João, de família polonesa, passou os primeiros anos de vida na região da Vila Nova. Porém, quis o destino que os dois se aproximassem na juventude, após se mudarem para a localidade de Içara que, décadas depois, seria batizado como bairro Raichaski. “Eu o conheci quando tínhamos 15 anos, bem antes de nos casarmos. Meu pai tinha um engenho, fazia farinha na atafona. Então eu moía o milho e ele (João) ia lá pegar a farinha. Ele dava o dinheiro, eu trocava o dinheiro para entregar a ele e assim ia… Negócio de charme”, recorda dona Maria.

Porém, foi somente após cinco anos que a troca de olhares evoluiu para um relacionamento. “Quando ficamos com mais idade é que nos aproximamos. Foi só nos 20 anos que começamos a namorar. E, depois de dois anos, nos casamos”, acrescenta a idosa.

Data a ser celebrada

Os aniversários de matrimônio do casal içarense são celebrados não apenas pelos dois, mas também pelos 11 filhos (o outro morreu ainda criança) e pelos 35 netos, 55 bisnetos e um tataraneto. Nas paredes e móveis da casa dos Raichaski não faltam quadros, álbuns e porta-retratos evidenciando a união da família e as comemorações realizadas ao longo dos anos.

Em breve, as fotos das Bodas de Brilhante dividirão espaço com essas lembranças, já que os 75 anos também serão comemorados com festa. No próximo domingo, 29, uma missa em ação de graças será celebrada na Igreja Sagrada Família de Nazaré, localizada no bairro Raichaski. Apenas contando os membros da família, serão mais de 120 pessoas que se reunirão para celebrar o amor e o carinho que marcam a trajetória de vidas.

Confira a reportagem completa sobre o casal na edição desta terça-feira, 24, do jornal Tribuna de Notícias. 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Içara

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.