Baixa temporada: eventos ajudam a fomentar o turismo nas cidades litorâneas

Cidades litorâneas criam estratégias para atrair visitantes durante o inverno e, assim, conseguir fomentar a economia

Foto: Daniel Búrigo/Arquivo

- PUBLICIDADE -

O frio forte ainda não foi sentido no Sul de Santa Catarina, mas os indícios da aproximação do inverno já podem ser notados nas cidades litorâneas. A movimentação de visitantes nos três balneários da região – Gaivota, Rincão e Arroio do Silva – voltou à normalidade, estando bem menor do que na alta temporada, quando mais de 300 mil pessoas circulam por esses locais. Para contornar essa situação e incrementar a economia e o turismo fora de época, os Municípios traçam estratégias, como a organização ou o apoio a eventos.

Em Balneário Rincão, a Administração Municipal tem investido em diferentes áreas para fomentar o desenvolvimento. “Estamos tentando com eventos, com atrativos turísticos, como infraestrutura, calçadão, limpeza, iluminação do município, segurança… Tudo isso é um convite para as pessoas enxergarem o município de forma diferente e começar a atrair o pessoal para cá. É dessa maneira que a gente vai tentando abrir o balneário para os visitantes, porque o nosso foco e a nossa vocação é o turismo”, pontua o diretor de eventos da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, Fernando Casagrande.

- PUBLICIDADE -

No calendário de eventos de inverno, dois já são considerados tradicionais em Balneário Rincão: a JuliFest, que inicia nesta sexta-feira e segue até domingo, e a Festa da Tainha, que ocorre entre os dias 11 e 14 de julho. Enquanto o primeiro foca em aliar apresentações culturais e quitutes típicos juninos, o segundo exalta a gastronomia local e promove atrações nacionais – neste ano, sobem ao palco a cantora Yasmin Santos, a dupla Munhoz e Mariano e a banda Dazaranha.

Porém, outras atividades também buscam cativar o público e proporcionar lazer aos moradores. “Temos ainda eventos menores. Mensalmente, ocorre o Sábado Cultural, que, claro, é mais voltado para a cidade. E todo mês temos também um evento de médio porte. Por exemplo, em agosto, teremos um encontro de carros antigos com banda”, elenca o diretor.

Confira a reportagem completa na edição desta quinta-feira, 13, do Tribuna de Notícias. 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.