Áudio sobre furacão no Sul do Brasil é falso

O alerta que existe para esta quinta-feira, 30, é relacionado à chuva intensa no sul catarinense

- PUBLICIDADE -

Um áudio compartilhado em redes sociais tem gerado preocupação em moradores do Sul de Santa Catarina e do Litoral Norte gaúcho. Na gravação, um homem fala que há um alerta para embarcações – que estaria sendo repassado há população – de que há a formação de um ciclone extratropical, com possibilidade de furacão nos próximos dias, na região. Entretanto, a informação não procede.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), citado no áudio, emitiu um alerta para esta quinta-feira, 30, mas nada relacionado a um possível furacão. O aviso é sobre o acumulado de chuva que deve ocorrer ao longo do dia, podendo chegar a até 100 milímetros entre o Litoral Norte gaúcho e o Paraná. Com isso, o risco para o Sul de Santa Catarina é de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

- PUBLICIDADE -

As instruções do Inmet para a população é evitar enfrentar o mau tempo; observar alterações em encostas; desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de inundação, proteger os pertences envoltos em sacos plásticos; e entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Alerta da Epagri/Ciram

A Epagri/Ciram também emitiu um alerta para esta quinta-feira em relação à chuva intensa e volumosa no Sul e Oeste de Santa Catarina, assim como a ocorrência de granizo. Os moradores da região precisam ter atenção redobrada, já que os rios estão elevados e o solo está encharcado, devido à chuva da última sexta-feira, 24.

Conforme a Epagri/Ciram, a previsão se deve à formação de um sistema de correntes de jato (convergência de ventos fortes em altos e baixos níveis da atmosfera) sobre o Sul do Brasil, e cavado (área alongada de baixa pressão) em Santa Catarina, mantendo o elevado aporte de umidade do ar.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.