Tiago Monte
Maceió
Fotos: Ailton Cruz / Gazeta
A projeção da diretoria e dos jogadores do Criciúma era bem mais otimista do que os resultados obtidos pelo time na pequena turnê pelo Nordeste do Brasil. Após ser derrotado pelo Vitória, na sexta-feira, a equipe perdeu novamente na noite desta terça-feira. Desta vez, 1 a 0 para o CRB e o Tricolor Carvoeiro volta sem pontos na mala. Os dirigentes e a comissão técnica falavam em quatro ou até seis pontos conquistados nos dois jogos. Não deu. Diante dos alagoanos, o Tigre teve uma postura melhor, em relação ao jogo diante dos baianos, porém, pouco finalizou no gol de Edson Mardden, ex-goleiro do próprio Criciúma. Os jogadores e a comissão técnica do Tigre reclamam um gol, que teria sido legítimo, marcado por Léo Gamalho, momentos antes da abertura do placar. Do outro lado, além do gol de Alisson Farias, ex-jogador do Criciúma, Willie completou o placar.
O time da casa começou o jogo buscando o ataque, enquanto o Tigre optou por uma marcação recuada, atrás da linha do meio -campo, para tentar a saída em contra-ataque. Aos quatro minutos, Léo Ceará recebeu na intermediária, livre, ele girou, chutou forte e a bola raspou a trave de Luiz. Lance com perigo do CRB. Os alagoanos pressionavam o Tigre e não permitiam tranquilidade para o time treinado por Gilson Kleina. Com muito perde e ganha, a partida ficou mais truncada no meio de campo. Aos nove minutos, após furo de Bruno Cosendey, Bryan finalizou forte para defesa firme de Luiz. Aos 13 minutos, Bruno Cosendey cobrou escanteio, Derlan cabeceou e a bola pegou no cotovelo do zagueiro Wellington Carvalho, mas o árbitro nada marcou, alegando que o braço estava junto ao corpo.
Após um início melhor do CRB, o Tigre equilibrou o jogo e passou a ameaçar os alagoanos. Aos 22 minutos, Bruno Cosendey foi derrubado, na intermediária, falta. Marlon cobrou, Léo Gamalho desviou, mas a bola saiu. Aos 26 minutos, em contra-ataque, Felipe Ferreira tocou para Willians Santana, dentro da área, que chutou para a defesa de Luiz.
Aos 31 minutos, Willians Santana cruzou da direita, Léo Ceará cabeceou, nas costas de Platero, e Luiz fez uma grande defesa. No rebote, o capitão do Criciúma colocou para escanteio. O Tigre aumentou o volume de jogo, mas não conseguia criar situações claras de gol. Aos 43 minutos, Bruno Cosendey cruzou da direita, mas Wellington Carvalho tirou, quando Léo Gamalho se aproximava para finalizar. O Criciúma procurava as jogadas laterais para chegar ao gol do time da casa, mas não conseguia concluir. “O primeiro tempo foi bom. Sabíamos que seria difícil e bem corrido, que é uma característica deles. Só termos um pouco mais de paciência para poder finalizar bem no gol”, comentou o atacante Vinícius, no intervalo.
O Criciúma voltou em alta velocidade e tentando pressionar o CRB. Aos dois minutos, Marcos Vinícius tentou finalizar de fora da área, mas chutou torto. Com Wesley liderando o time, o Tigre buscava o gol. No minuto seguinte, Marlon cruzou da esquerda, a zaga falhou, mas Reis não alcançou. O Criciúma dominava a partida. Aos 11 minutos. Léo Ceará foi derrubado por Platero. Falta na intermediária. Cobrança na barreira do camisa 9 do Galo Regatiano.
Aos 16 minutos, Alisson Farias teve chance, mas furou em bola. Na sequência, Willie cruzou em cima do lateral Marlon. Escanteio. Na cobrança, Wellington Carvalho cabeceou e Luiz pegou firme. Mais uma boa defesa do capitão. O CRB melhorou e equilibrou o jogo. Aos 19 minutos, Bryan cruzou e Léo Ceará cabeceou fraco para a defesa de Luiz. O Tigre não conseguia mais reter a bola no meio de campo. Aos 22 minutos, Willie passou por três e finalizou, Derlan se jogou na bola e tocou a mão. Falta. O próprio Willie cobrou e a bola saiu. Aos 27 minutos, Daniel Costa cobrou falta e Léo Gamalho marcou de cabeça, mas o árbitro marcou um impedimento duvidoso e anulou o gol do Tigre. No contra-ataque, Willie finalizou, Platero afastou, mas Alisson Farias pegou o rebote e deslocou Luiz para marcar: 1 a 0 para o CRB.
Aos 32 minutos, o mesmo Alisson Farias apareceu pela esquerda e bateu para o gol, mas Luiz colocou para escanteio. Aos 35 minutos, com o Criciúma buscando o empate desesperadamente, Willie, em um contra-ataque completou para o gol, após jogada de Léo Ceará: 2 a 0 para o CRB. Aos 40 minutos, Daniel Costa chutou e Edson Mardden defendeu para escanteio. A partir daí, o Criciúma não teve mais forças sequer para descontar. Nos acréscimos, Liel ainda foi expulso. As reclamações por conta do gol anulado de Léo Gamalho foram grandes. Agora, o foco é no clássico contra o Figueirense, no sábado, no Majestoso.
Campeonato Brasileiro – Série B – 11ª Rodada
Terça-feira (23/07) – 21h30min – Estádio Rei Pelé, em Maceió
CRB
Edson Mardden; Daniel Borges, Victor Ramos, Wellington Carvalho e Bryan (Lucas Siqueira); Claudinei, Willians Santana (Hugo Sanches), Lucas Abreu e Felipe Ferreira (Willie); Léo Ceará e Alisson Farias. Técnico: Marcelo Chamusca
CRICIÚMA
Luiz; Marcos Vinícius, Platero, Derlan e Marlon; Liel, Bruno Cosendey (Daniel Costa) e Wesley; Reis (Julimar), Léo Gamalho (Lúcio Flávio) e Vinicius. Técnico: Gilson Kleina
Arbitragem: Alexandre Vargas Tavares de Jesus; Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva (trio do RJ).
GOLS: Alisson Farias (28/2T) e Willie (35/2T) (CRB)
Cartões Amarelos: Wellington Carvalho, Claudinei, Marcelo Chamusca (técnico), Lucas Abreu e Willie (CRB); Platero, Liel e Derlan (CRI)
Cartões Vermelhos: Liel (CRI)
Público: 2.811
Renda: R$ R$ 23.988