Siderópolis: Evento recebe disputa de SUP

Quinta edição do Festival da Montanha, em Siderópolis, terá, pela primeira vez, uma etapa do Circuito Catarinense de Stand Up Paddle (SUP)

- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Siderópolis

- PUBLICIDADE -

Em comemoração aos cinco anos do Festival da Montanha, acontece, neste sábado, na barragem do rio São Bento, em Siderópolis, a terceira etapa do Campeonato Catarinense de Stand Up Paddle (SUP) Race. Será a primeira vez que o Sul do Estado recebe uma disputa do Estadual do esporte. “Temos inscritos de várias partes do Estado como Joinville, Blumenau e Florianópolis e vale pontos para o campeonato”, comenta Paulo Cadalora, um dos organizadores do Festival da Montanha.

A competição acontecerá das 9h às 16h e poderá ser acompanhada pelo público. Serão varas etapas durante o dia, em diversas categorias. A competição de SUP ainda não é muito difundida no Sul de Santa Catarina. “A gente até tentou buscar participantes aqui da região, mas não encontramos. O pessoal daqui ainda não tem a cultura. Talvez, a partir do campeonato, comecem alguns praticantes”, explica Cadalora.

As inscrições estão abertas pelos sites rotasdoaguai.com.br/festival-da-montanha e ticketagora.com.br. O valor é de 85 reais e dá direito à uma camiseta. O SUP é um dos carros-chefes do Festival da Montanha. O esporte utiliza grandes pranchas, onde o praticante fica em pé e usa remos de canoa. A atividade surgiu na nas Ilhas Havaianas, na década de 60, e a cada dia ganha novos adeptos.

Atrações para todos os públicos

Além da etapa do Catarinense de SUP Race, o Festival da Montanha terá, no sábado, caminhada e parede de escalada de cinco metros – uma iniciativa da Associação Serra Geral de Montanhismo.

No domingo, das 9h às 17h, para quem gosta de ecoturismo e aventura, serão oferecidas diversas atividades como: cavalgada, caminhada, canoagem, stand up paddle, observação de aves, yoga e escalada (parede artificial). Quem desejar participar das atividades deve se inscrever por um dos sites (rotasdoaguai.com.br/festival-da-montanha ou ticketagora.com.br) e pagar o valor de 85 reais, que inclui participação em todas as atividades e acompanhamento por instrutores.

O Festival da Montanha nasceu em 2015 com a proposta de oferecer diversas atividades ligadas à natureza e que podem ser praticadas num ambiente de paisagem exuberante. O evento tem o apoio do Governo Municipal de Siderópolis e da Casan. “O Festival da Montanha já faz parte do nosso calendário de eventos e a cada ano fica mais conhecido entre os praticantes e admiradores dos esportes de montanha. O município apoia essa iniciativa e aproveita para mostrar um pouco dos nossos pontos turísticos, e principalmente a barragem”, destacou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

O Festival faz parte das ações do Rotas do Aguaí – Roteiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura que vem sendo desenvolvido na área de entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, através de uma parceria entre o Governo Municipal de Siderópolis e outras instituições.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.