Içara: Disputa de Xadrez Rápido é sucesso

Campeonato Sul Catarinense reúne mais de 330 crianças em Içara. Competição, que contou com atletas de até 14 anos, foi realizada no Salão da Matriz São Donato

- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Içara

Com cada vez mais adeptos, o xadrez cresce cada vez mais, em Içara. Prova disso foi o primeiro Campeonato Sul Catarinense de Xadrez Rápido, realizado nesta quinta-feira, dia 4. Mais de 330 crianças de diferentes cidades do sul catarinense estiveram presentes.

- PUBLICIDADE -

Os içarenses são pioneiros na iniciativa em um esporte que exige concentração e todas as jogadas devem ser bem pensadas. “É um evento até 14 anos, com três categorias. Foram mais de 200 participantes até 10 anos. Então, serviu para apresentar o esporte a eles. Os atletas de rendimento também estavam presentes para passar um pouco da experiência deles”, comenta o técnico Claudionor Pirola.

O objetivo é contribuir para que o esporte tenha cada vez mais adeptos. “Os competidores se reuniram como forma de aprender, uma forma lúdica para que aprendam e se interessem cada vez mais pelo esporte”, pontua o treinador. Participaram atletas de Araranguá, Balneário Rincão, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Orleans. “Só de Içara foram 187 participantes”, enfatiza Pirola.

A organização do evento também planeja desenvolver mais duas edições do evento ainda neste ano. “Tudo dando certo, pretendemos fazer um evento em Orleans e outro em Braço do Norte para finalizar o ano.  Em 2020, vamos manter o calendário e tentar fazer um circuito escolar em todo o Sul Catarinense”, destaca o técnico.

Os participantes também receberam medalhas e camisetas. As rodadas tiveram orientações de profissionais na área, como as irmãs Ana Julia e Kathie Goulart Librelato, atletas de Içara, que se destacam em participações em competições no Brasil e no Mundo. “É uma oportunidade para descobrir novos talentos nesse esporte que dá alegrias à Içara”, falou o diretor de Esportes da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE), Eduardo Simão Silva.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.