Antes voltada exclusivamente ao lazer, sinuca ganha espaço como esporte

Esporte proporciona benefícios aos praticantes, como foco, controle da ansiedade, concentração e estratégia

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Antes vista apenas como um jogo voltado ao lazer e à diversão, a sinuca tem ganhado cada vez mais espaço como prática esportiva. Esse esporte proporciona diversos benefícios, como foco, equilíbrio emocional, tranquilidade, controle da ansiedade, concentração e estratégias de defesa e ataque sobre os adversários.

- PUBLICIDADE -

Além disso, a sinuca proporciona aos praticantes um ambiente saudável de competição e lazer, onde são construídas amizades e há a troca de experiências e ensinamentos. “A sinuca faz bem para o corpo e para a mente. É um esporte que ajuda a desenvolver habilidades como estratégias de jogos, probabilidades, cálculos de ângulos, entre outras”, destaca o coordenador da Sinuca da Sociedade Recreativa Mampituba, Carlos Roberto Roncaglio.

Esse é um esporte que exige talento. Porém, por ter uma carga intensiva de treinos, leva a melhora das técnicas necessárias para atingir melhores resultados. Para Roncaglio, a forma física é um fator que também tem influência no desempenho do sinuquista. “Tem-se a ideia de que o jogador de sinuca não precisa manter o condicionamento físico, mas é apenas impressão. Isso porque um jogo pode demorar horas e a forma física ajuda a manter concentração, equilíbrio, força e precisão”, ressalta.

Para todos

Mundialmente, a sinuca já é praticada por homens e mulheres em várias categorias. Já no Brasil, vem se difundindo e popularizando como prática para ambos os sexos. “Acreditamos que o esporte ganha mais visibilidade e credibilidade quando as mulheres se envolvem”, diz o coordenador.

Atualmente, no Brasil, a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca tem no calendário anual campeonatos masculinos e femininos que enriquecem o esporte praticado.

Levada a sério

Segundo o coordenador, por muito tempo a sinuca foi marginalizada. “Mas existe um movimento forte em direção à moralização do esporte como prática esportiva e também de lazer. E essa conquista se dá dentro de estruturas construídas para receber e desenvolver esta prática”, esclarece.

Atualmente, a Sociedade Recreativa Mampituba oferece aos sócios uma das melhores estruturas de Santa Catarina e do Brasil, com um salão profissional. Mais de 100 atletas praticam diariamente o esporte no clube. “Temos uma estrutura com oito mesas profissionais brasileiras e um mesa profissional inglesa, além de espaço recreativo, alimentação e bebidas”, conta Roncaglio.

No clube são realizados eventos voltados à sinuca como o campeonato interno (do qual a participação é exclusiva de sócios), o campeonato municipal (aberto aos sócios e convidados), duas etapas do Campeonato Catarinense de Sinuca (com a participação de atletas de todo o estado).

Além disso, muitos atletas representam o clube em etapas do Estadual e Brasileiro de Sinuca. Para mais informações, os interessados podem ligar para o (48) 3431-3000.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.