O papel do Grêmio Estudantil é tema de debate no Colégio Unesc

Alunos puderam questionar representantes de setores da Unesc e da União Catarinense dos Estudantes

- PUBLICIDADE -

Criciúma

Qual o papel do estudante no ambiente escolar? Quais seus direitos deveres? Quando o protagonismo a democracia e cidadania do aluno entram em ação? Para solucionar estas e outras dúvidas, o Grêmio Estudantil Professor João Monteiro, do Colégio Unesc, realizou, nesta quinta-feira (22), mais uma atividade em alusão ao Dia do Estudante, comemorado em 9 de agosto.

- PUBLICIDADE -

Desta vez, os estudantes puderam debater os temas com a coordenação do Colégio, bem como representantes da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unesc, da União Catarinense dos Estudantes (UCE) e professores da Unesc.

Comunidade escolar engajada

E os estudantes se mostraram interessados em saber mais sobre o Grêmio e suas atribuições, bem como o papel de cada aluno no ambiente escolar. “O que motivou a participação dos presentes no Grêmio Estudantil?”, questionou o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Bruno Carola.

Além da participação no Grêmio, outro tópico abordado foi a diversidade. “Teremos mais espaço para discutir questões relacionadas a diversidade”, perguntou Maria Luiza Nobre, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental.

O engajamento durante o encontro demonstra sucesso na forma como o Colégio incentiva a participação dos estudantes nas atividades do Grêmio. “Este tipo de diálogo é muito importante para que os alunos consigam refletir e discutir sobre seus direitos e deveres, compromissos e até a inserção de outros estudantes no Grêmio Estudantil, que serve como ferramenta para melhorar o ambiente escolar ao nosso redor”, colocou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

A experiência também serve para direcionar os estudantes para causas sociais importantes, tais como a inclusão, respeito e compartilhamento de pensamentos. “Esta troca de ideias faz parte do processo de ensino e aprendizado do Colégio Unesc, auxiliando na formação de adultos críticos, responsáveis e do bem”, completou Carina.

A coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires, agradeceu a presença dos estudantes e dos representantes dos setores da Unesc e da UCE. “Muito obrigado pelo empenho de todos em participar deste debate esclarecedor e tão importante para que nossos alunos entendam sua função em relação ao Grêmio Estudantil”, pontuou.

Para ela, o interesse dos estudantes é fundamental para que o Grêmio consiga realizar seu trabalho de maneira eficiente e inclusiva. “Eles questionaram e compreenderam a real função do estudante dentro do ambiente escolar e quais as oportunidades que o Grêmio oferece para transformar este meio em estão inseridos”, finalizou Marlene, colocando a coordenação do Colégio Unesc à disposição do Grêmio e demais estudantes para apoiar ideias e dialogar possíveis soluções para eventuais necessidades.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.