Jornada Satc: professores terão oficinas especiais

Educadores podem aproveitar uma trilha de conhecimento feita exclusivamente para eles

- PUBLICIDADE -

Os professores não ficarão de fora da programação da Jornada Satc. Eles poderão participar de uma trilha especial com workshops em três áreas diferentes: Robótica e Tecnologias Aplicadas, Gamificação e Ferramentas Criativas. O evento traz diversas experiências de conhecimento e mercado de trabalho para estudantes e educadores, a partir das 8h30 da próxima quinta-feira, dia 24.

O workshop de Robótica e TA tem como base a Educação 5.0, que diz respeito aos avanços tecnológicos no ensino e demais competências. Segundo a coordenadora de TA da Satc, Andreia Scarduelli, o aluno agora deve ser visto de maneira mais individual. “Vamos trazer as Tecnologias Aplicadas que é o que a gente já faz aqui na Satc. Nela, trabalhamos com eletrônica, elétrica, programação e até questões comportamentais”, ressaltou.

- PUBLICIDADE -

Cada vez mais o aluno ganhará autonomia e os educadores serão o apoio que eles precisam. “Já estão falando em Educação 5.0 e queremos trazer isso no workshop para tirar os professores da zona de conforto. Esperamos receber profissionais de fora da área e vamos propor uma atividade prática relacionada à tecnologia”, explicou o professor de robótica, Guilherme Cardoso Cruz, responsável pelo workshop.

O mundo dos games pode ser levado para a sala de aula. Esta é a proposta da oficina de Gamificação ministrada pela professora de informática, Cristiane Vargas. “O workshop vai ser mais prático para mostrar como eu aplico a gamificação em aula. Como os alunos gostam muito de jogos, trazer isso motiva eles nos conteúdos escolares. A turma se envolve em todas as etapas, nas regras, ranking de pontuação e a recompensa”, afirmou.

Outro workshop que docentes podem participar é voltado para criatividade. O Ferramentas Criativas vai trazer instrumentos para preparação de aula e metodologias para trabalhar com os alunos. Tudo isso para que os profissionais da educação aprendam a pensar criativamente nas abordagens em sala.
De acordo com o professor e ministrante do workshop, Diego Piovesan Medeiros, as novas gerações não cabem mais dentro dos modelos tradicionais e os educadores se tornaram a peça chave para a revolução criativa. “As ferramentas auxiliam para que o professor possa criar formas de tornar o conhecimento mais lúdico e acessível ao aluno. Fazer com que seus alunos percebam o mundo de forma diferente, criativa e prática”, destacou.

Trilha dos Professores

Educação 5.0: Robótica e Tecnologias Aplicadas na Sala de Aula. Prédio 14 – Cocreation, das 8h30 às 9h15 e das 19h45 às 20h30.

Gamificação na Sala de Aula. Prédio 14 – Cocreation, 9h15 às 10h00 e das 20h30 às 21h15.

Ferramentas Criativas na Sala de Aula. Prédio 7 – Tecnológica 1, das 9h15 às 10h45 e das 13h30 às 15h00.

Colaboração: Stefanie Machado/Comunicação Satc

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.