- PUBLICIDADE -

Içara

Uma iniciativa que aproxima as crianças do empreendedorismo, do contato com a terra e ainda torna o processo de aprendizagem mais divertido. Assim é o projeto “Escola Empreendedora Semeando o Futuro”, desenvolvido na Escola Básica Municipal Maria Arlete Bitencourt Lodetti, de Içara. Seja de maneira direta ou indireta, todos os 504 alunos da instituição têm se envolvido e adquirido novos conhecimentos por meio dessa ação pioneira no município.

- PUBLICIDADE -

Na sala de aula, questões essenciais relacionadas ao empreendedorismo são abordadas pelos professores. Já no canteiro de orgânicos e na estufa para produção hidropônica, os conhecimentos são concretizados. “Então foi um trabalho feito de forma interdisciplinar. Desde a logo para a venda, que foi trabalhada na aula de Artes, até as tabelas de vendas e custos, em Matemática… Enfim, todas as disciplinas trabalharam juntas e a escola toda está mobilizada, desde o primeiro ao nono ano”, conta a diretora Gabriella Biella.

Apesar de o aprendizado ocorrer de várias formas, é no contato com a terra o momento mais esperado pelos alunos. Seja na hora de plantar, irrigar, cuidar ou colher, a animação fica evidente no rosto de cada criança. “Quando era nova eu queria fazer isso e agora pude ajudar na plantação. Achei bem divertido”, conta a estudante do quinto ano Rafaelly da Silva.

Valorização de uma conquista

Iniciado neste ano, o “Escola Empreendedora” foi idealizado pelo vereador Alex Ferreira Michels e já passou por alguns ajustes. “O projeto é mesmo voltado ao empreendedorismo e iniciou com a técnica hidropônica. Só que, como o nosso município tem a merenda escolar que é referência com produtos orgânicos, nós introduzimos, além da técnica hidropônica, a técnica orgânica também nesse projeto”, explica a diretora.

A primeira colheita ocorreu no início de julho, apenas com as hortaliças hidropônicas. Na ocasião, foram comercializados 40 pés de alface, na própria instituição. Já os orgânicos foram recolhidos nessa quinta-feira, 8, e serão comercializados nesta sexta-feira, 9, a partir das 8h15min, na Feira da Agricultura Familiar de Içara, ao lado da rodoviária. “Nós vamos vender a preço único, a R$ 2,50, por ser um produto totalmente orgânico e de qualidade”, assinala.

Confira a reportagem completa na edição desta sexta-feira, 9, do jornal Tribuna de Notícias. 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Içara

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.