Criciúma: Clubes de Matemática terão continuidade em 2020

Estudo e pesquisa, planejamento coletivo, socialização, aplicação e avaliação são as etapas que fundamentaram os trabalhos neste ano

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Criciúma

O projeto Matemática em Foco, promovido pela Secretaria de Educação de Criciúma, encerrou as atividades com avaliação positiva das experiências planejadas e executadas durante o ano. Mais de 400 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental foram atendidos por 17 professores em 22 escolas. “Encerramos o ano com uma gincana entre as equipes dos Clubes de Matemática. Este projeto veio para ficar”, prometeu a secretaria municipal de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo.

- PUBLICIDADE -

Estudo e pesquisa, planejamento coletivo, socialização, aplicação e avaliação são as etapas que fundamentaram os trabalhos. “Nós, professores, trabalhos coletivamente para tornar o estudo da matemática mais atrativo, fora dos padrões convencionais da sala de aula, com foco no pensamento abstrato e na resolução de problemas”, explicou a coordenadora Karine Calegari Mrotskoski.

Cada clube expressou sua razão de existir num escudo e num lema. Foram liderados por professores que ajudaram os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico, pensar fora da caixa, buscar novas estratégias e perceber que aprender matemática pode ser um desafio divertido. “Uma das atividades da gincana era a caça ao tesouro. Procuramos colocar questões relacionadas aos conteúdos que estudamos com eles nos encontros, como criptografia, planificação do cubo, sequência numérica e quebra-cabeças com palitos”, comentou a docente Simone da Silva Pereira, da escola Casemiro Stachurski.

Várias ações fizeram parte da programação, que tinha como objetivo integrar os alunos, desenvolver habilidades e qualificar o ensino da matemática nas escolas da rede municipal de Criciúma. Dentre elas, o treinamento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desfile de Sete de Setembro, participação em Olimpíadas de Matemática e jogos de integração.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.