Síndicos: o bem estar dos condôminos sob sua responsabilidade

Sejam moradores do prédio ou profissionais, categoria comemora sua data neste sábado, dia 30

Foto: Lucas Colombo/TN
- PUBLICIDADE -

 

Marciano Bortolin

- PUBLICIDADE -

Criciúma

Sabe aquele problema de falta de água no condomínio? Ou ainda a limpeza, a organização das assembleias, entre outros assuntos que dizem respeito a todos os moradores? A solução para cada um destes temas é sempre buscada por uma pessoa: o síndico, seja morador do local ou profissional. Neste sábado, dia 30, eles comemoram a sua data.

Há oito meses, Thiago Felício Sombrio atua como síndico profissional em um condomínio de Siderópolis. Lá, ele tem sob a sua tutela 30 moradores. “É preciso estar sempre alerta, atento, realizando ações preventivas, estando à disposição e deixando os condôminos seguros”, comenta.

Para lhe auxiliar, Felício conta com o apoio de uma zeladora, subsíndicos, conselheiros, entre outros. “É preciso deixar o celular ligado 24 horas. No último dia 15 de novembro (feriado), eu estava lá à noite solucionando um problema de falta de água”, fala.

Aos síndicos cabe ainda obrigações como convocar a assembleia dos condôminos, representar, ativa e passivamente o condomínio em juízo ou fora dele, cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia, entre outros. Todas estas funções estão pontuadas no Artigo 1.348 do Código Civil que trata dos condomínios.

Irmã de Thiago, a gerente comercial da empresa Contap Condomínios, Deise Felício Sombrio, também já esteve na função. Durante um mandato de dois anos, ela foi sindica do Catarina Gaidzinski, no Centro de Criciúma, onde está a sede da empresa administradora de condomínios. Já foi sindica. “Na época, o prédio possuía 15 anos e precisou fazer reforma, revitalização do térreo, entre outras coisas. Foi um grande desafio”, fala.

A Contap, diz Deise, começou com os pais e aos poucos foi passando para os filhos. “Fomos ingressando, estudando, nos formando, um em contabilidade outro em direito. Hoje são 15 colabores e cinco membros da família. Além da administradora de condomínios, também oferecemos o serviço de síndico profissional”, comenta.

A empresa atua de Laguna a Passo de Torres, atendendo 140 clientes entre condomínios verticais e horizontais. “A empresa auxilia o síndico. Empresa, como a nossa, tem um departamento jurídico, recursos humanos, parte contábil. Assessoramos, participamos das assembleias”, explica.

Para facilitar a vida dos condôminos, em era digital, a Contap lançou o aplicativo COM 21. “Na tela do celular, os moradores têm tudo na palma das mãos como fatura de água, se vai ter reunião, vencimento do condomínio, e tantas outras coisas. Precisamos ir nos modernizando e melhorando a vida dos moradores”, explana.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.