Região tem 25 cidades no Mapa do Turismo

Municípios estão inseridos no Encantos do Sul, que possui 10, e Caminho dos Canyons, com as outras 15

- PUBLICIDADE -

Marciano Bortolin

Criciúma

- PUBLICIDADE -

A busca pela vocação turística do Sul de Santa Catarina deu mais um resultado. A região incluiu 25 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2020, divulgado pelo Ministério do Turismo. Os municípios estão inseridos nas regiões turísticas Encantos do Sul, que possui 10, e Caminho dos Canyons, com as outras 15. Entre os benefícios está a categorização dos municípios, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Entre as cidades da região inseridas está o Balneário Rincão que cumpriu todas as exigências feitas pelo ministério, entre elas a formação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur). “Mais um passo importante para consolidar nossa cidade como destino turístico. Estamos melhorando a infraestrutura para fortalecer o turismo, atraindo turistas para o Rincão. Com o turismo forte, investidores vão investir aqui, como já vem acontecendo. Estamos no caminho certo”, comemora o prefeito Jairo Custódio.

O Mapa do Turismo é um instrumento que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município. “Nosso conselho é composto por membros da sociedade civil organizada, pessoas interessadas no desenvolvimento do Rincão, e promove ações para valorizar nossa vocação turística. Além da assessoria voluntária e altruísta, à administração municipal. Realizamos o primeiro Fórum de Turismo e auxiliamos na construção de nosso Plano Municipal de Turismo. Nosso desenvolvimento econômico passa pela integração plena existente entre o prefeito, diretor de turismo e os demais membros do Comtur”, enfatiza o presidente do Conselho de Balneário Rincão, João Raupp.

Em outubro de 2018, Siderópolis recebeu a certificação de inclusão no mapa e passou a fazer parte de um grupo de 3.285 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda. “Sabemos que nosso turismo está crescendo e se desenvolvendo e essa vitória veio para somar. Agradecemos imensamente os envolvidos e dedicamos essa conquista para toda população que divulga e visita nossos pontos turísticos e dissemina a informação, trazendo cada vez mais visitantes e apreciadores de nossas belezas naturais”, destaca o prefeito Helio Césa, o Alemão.

O novo mapa está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Balneário Rincão

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.