Quase 5 mil novas vagas em sete meses no Sul do estado

Destaque fica para a Amrec que tem a grande maioria dos empregos gerados: 4.225, contra 627 da Amesc, conforme dados do Caged

- PUBLICIDADE -

 

De janeiro a julho deste ano, os 27 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e do Extremo Sul Catarinense (Amesc), registraram a abertura de 4.852 novas vagas de emprego. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira, dia 23. O destaque segue sendo a Amrec que tem a grande maioria dos empregos gerados: 4.225, contra 627 da Amesc. Criciúma é a cidade mais bem colocada, com 1.851 novas oportunidades, seguido por Içara que oportunizou 636 novos empregos no período.

- PUBLICIDADE -

Forquilhinha também possui números expressivos: 396 vagas, ficando à frente, inclusive da maior cidade do Vale, Araranguá, que gerou 370. A cidade que menos oportunizou vagas foi Balneário Arroio do Silva que fechou os sete meses com -112, seguido de Treviso, com -75. No ano passado inteiro, a Amrec registou 1.858 novos empregos, enquanto a Amesc teve saldo negativo de 21.

Quando o assunto são os setores econômicos, a indústria da transformação segue na ponta: 2.444 novas vagas em sete meses. Depois aparece o setor de serviços com 1.890.

Santa Catarina é destaque

Com a criação de 3.433 novas vagas de emprego, Santa Catarina conquistou em julho deste ano o melhor desempenho para o mês desde 2010. Os dados do Caged reforçam a retomada da economia catarinense, em ritmo superior à média nacional.  Este é o segundo mês consecutivo de saldo positivo para o emprego no estado. Em 2019, já foram abertos 53.755 novos postos de trabalho, terceiro melhor resultado do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, que são estados bem mais populosos. “Dados como esse comprovam que a economia catarinense caminha em uma boa direção. Acreditamos em um segundo semestre positivo, com um cenário mais favorável nacionalmente. Aqui em Santa Catarina estamos trabalhando em diversas frentes para que estes índices positivos se mantenham. Estamos, entre diversas outras ações, digitalizando os processos de abertura de novas empresas, facilitando a vida do empreendedor, que é quem gera as oportunidades de emprego. O resultado desse e de outros tantos esforços está aparecendo”, declarou o governador Carlos Moisés ao saber do resultado.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.