Há um ano, Casa do Empreendedor agiliza criação de novos negócios

São 2,4 mil Alvarás emitidos em 12 meses pelo órgão de Criciúma inaugurado em novembro de 2018

Foto: Lucas Colombo/TN
- PUBLICIDADE -

Marciano Bortolin

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Nesta segunda-feira, dia 11, o jornal Tribuna de Notícias destacou a moralidade e o excesso de burocracia que prejudica a abertura de empresas no Brasil, atrapalhando assim a economia e a geração de emprego.
Em Criciúma, esta realidade começou a mudar no ano passado, com a inauguração da Casa do Empreendedor. Nos últimos 12 meses, o órgão, ligado à Administração Municipal bate recorde de emissão de Alvarás, chegando a quase 2,4 mil. Inaugurada em novembro de 2018, a Casa do Empreendedor concentra todos os setores necessários para abrir um negócio, como um representante do Corpo de Bombeiros, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), a Vigilância Sanitária, a Fiscalização de Posturas e a liberação do Alvará de Funcionamento. “A Casa do Empreendedor foi criada com o intuito de desburocratizar toda a papelada e agilizar para todos os empresários que querem se instalar em Criciúma. Possuímos um sistema todo online que pode emitir o Alvará em, no máximo, em três dias, desde que entregue toda a documentação. Desde a criação do órgão, as pessoas não precisam nem mais ir à prefeitura, tendo a possibilidade de fazer tudo pelo site, e imprimindo o Alvará pelo sistema. É tudo muito rápido e eficaz”, comenta o coordenador, Agenor Brunel.

Surpresa positiva

Do setor de Assuntos Governamentais da empresa Cristalcopo Embalagens, Pedro Paulo Gonçalves, diz que foi surpreendido quando iniciou os trâmites para a abertura de uma filial em Criciúma. “Trabalhei em vários locais montando empresas e também em órgãos públicos e agora estamos construindo uma das maiores empresas da região. Dei entrada e fiquei muito surpreso positivamente. Foi tudo muito rápido, tudo online. Tantos anos trabalhando com serviços públicos fui surpreendido pela agilidade”, salienta.
Enquanto no Brasil o excesso de burocracia faz com que processos de abertura de novos empreendimentos se arrastem até cinco meses, Gonçalves pode geral o Alvará da Cristalcopo direto no site em 20 dias. “No momento que agiliza a documentação e apresenta, é tudo muito rápido”, completa.

*A reportagem completa você confere no TN desta terça-feira, dia 12.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.