Cuidado com promoções na Black Friday deve ser redobrado

Foto: Lucas Colombo/TN
- PUBLICIDADE -

 

Criciúma

- PUBLICIDADE -

 

O mês de novembro é marcado pelas promoções de Black Friday. O principal objetivo da data, criada em 1980 nos Estados Unidos, é incentivar os consumidores nas compras de Natal. Neste ano, o evento está marcado para o dia 29, mas algumas lojas já estão antecipando os descontos. Com tantas ofertas e facilidades, cuidados devem ser tomados com a possibilidade de propagandas enganosas, principalmente na internet.

Para evitar transtornos, o Procon de Criciúma dá orientações para comprar com segurança e aproveitar a Black Friday. Segundo o coordenador Gustavo Colle, o cuidado deve começar com as pesquisas de preço e o consumidor deve pensar na necessidade de adquirir um determinado produto. Isso ajuda a evitar compras por impulso.

Se a aquisição for finalizada, deve-se exigir a nota fiscal e avaliar a garantia estendida. “É essencial verificar a origem e o nível de satisfação dos clientes de um determinado site de vendas. O internauta deve conferir se o site é brasileiro para não resultar em custos extras e evitar problemas jurídicos, pois cada país possui suas regras do Código do Consumidor”, destaca Colle.

Caso o comprador esteja inseguro, é indicado guardar provas no momento da compra, como fotos e encartes para comprovação se caso a denúncia seja necessária. “Quanto mais elementos tivermos para provar a irregularidade, mais consistente e mais fácil será enquadrar as empresas que estão cometendo as infrações”, explica.

Mais orientações do Procon:

1 – Definir o produto: É fato que a Black Friday é recheada de oportunidades. Entretanto, isso pode não estar dentro do orçamento. O consumidor deve procurar ofertas de produtos que realmente esteja precisando. Nem todo desconto é uma boa oportunidade.

2 – Marcas de interesse: Para evitar decepções quanto à qualidade do produto, os compradores devem buscar marcas conhecidas e que já possuem afinidade.

3 – Comércio virtual: As compras pela internet estão disponíveis 24 horas por dia. O consumidor deve ter em mente quais são as necessidades de compra. É preciso considerar os custos com frete para que a aquisição seja vantajosa.

4 – Pesquisa antecipada: Visitando as lojas antes do evento, o consumidor poderá analisar as vantagens das promoções e ter certeza que não há apenas um apelo comercial excessivo pelas vendas.

5 – Credibilidade das lojas: Se o comprador ainda não conhece a reputação da loja, deve procurar por pessoas que já adquiriram produtos no estabelecimento e se a empresa tem atendimento adequado na pós-venda.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.