Clientes da Celesc terão redução no valor da fatura

Foto divulgação.
- PUBLICIDADE -

Os clientes da Celesc passarão a pagar menos na fatura da energia. Os novos valores foram aprovados ontem pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os consumidores residenciais (B1) passaram a desembolsar 9,77% a menos, enquanto o consumidor baixa tensão em média fica na casa de -9,16%. Para as indústrias, a Aneel aprovou o decréscimo de 5,53%. O efeito médio para o consumidor é de -7,80%. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica (retirada CDE Decreto) da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) contribuíram para reduzir o reajuste em aproximadamente -6,87%. Houve ainda redução dos custos com aquisição de energia, – 0,67% no cálculo do reajuste.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1. Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.