Aciva levanta bandeira da diminuição do duodécimo

- PUBLICIDADE -

Marciano Bortolin

Araranguá

- PUBLICIDADE -

Nos dois últimos anos, a Prefeitura de Araranguá repassou em torno de R$ 11,5 milhões de duodécimo à Câmara de Vereadores. Destes, R$ 2,5 milhões foram devolvidos aos cofres municipais, fruto de sobras. Com isso em mente, a Associação Empresarial de Araranguá (Aciva) irá lançar hoje a campanha Mais é Menos Araranguá com a intenção de conscientizar a sociedade sobre a diminuição deste repasse. O presidente da entidade, André Pietsch Serafin, explica que a luta é para diminuir o duodécimo de 7% para 5,5%. “Este percentual de 1,5% a menos é o que os vereadores devolveram nestes dois últimos anos. Nos últimos mandatos é a primeira vez que os vereadores retornam uma quantia expressiva. Costumo usar a expressão que é um ponto fora da curva, uma exceção. Então a nossa preocupação é porque no passado não foi feito isso e hoje estão fazendo. Mas, como não conseguimos fazer nada sobre o passado além de avalia-lo, queremos conscientizar sobre as legislaturas futuras.

A proposta, Serafin, já foi levada aos vereadores que tiveram 30 dias para avaliar a possiblidade. Porém, a intenção não conscientizar apenas os representantes araranguaenses na Casa Legislativa, mas sim toda a cidade. “A sociedade, em grande parte, não sabe qual é o papel do vereador, o que é um projeto de lei, o que é uma indicação. O segundo passo deste projeto é fazermos uma educação política, para mostrar que entre as finalidades dos legisladores está fiscalizar o Executivo”, cita.

Envolvimento de entidades

A Aciva, que encabeça a iniciativa, conta com a ajuda de diversas outras entidades, como Lions Clube, Rotary, entre outras. “Isso não é um pleito só dos empresários, mas de toda a sociedade. Quanto mais dinheiro no Executivo, mais obras teremos no município”, fala o presidente, destacando outras ações do órgão que visam a melhoria não só de Araranguá, mas também do Extremo Sul Catarinense como um todo. Entre eles, está o Prêmio Aciva de Matemática e lutas pela pavimentação da SC-285 e por melhorias no Hospital Regional de Araranguá (HRA).

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Araranguá

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.