Operação Veraneio: reta final para as inscrições de guarda-vidas

Candidatos têm até a próxima sexta-feira para garantir vaga no Curso de Formação e Recertificação de Guarda-Vidas Civis

Foto: Lucas Colombo/Tribuna de Notícias
- PUBLICIDADE -

Lucas Renan Domingos

Criciúma

- PUBLICIDADE -

As inscrições para o Curso de Formação de Guarda-Vidas Civis e Recertificação do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM) está na reta final. Os interessados em participar do processo seletivo para atuarem nas praias da região do 4º BBM durante a Operação Veraneio 2019/2020 terão até a próxima sexta-feira para garantir a vaga no curso.

Inicialmente será 250 vagas disponibilizadas para trabalhar nas praias de Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. Até o momento, o 4º BBM ainda não contabilizou quantas pessoas já se colocaram como candidatas a atuar como guarda-vida civil na próxima temporada.

“A procura está dentro do esperado. Porém, para a seleção é importante ter um bom número de candidatos. Isso porque muita gente acaba reprovando nos testes de seleção. Tem a etapa de corrida, a questão dos exames médicos, físicos que eles terão que passar durante o curso”, reforçou Rafael Fáveri, tenente do 4º BBM.

Como se candidatar?

Para o curso de formação o candidato deverá ter no mínimo 18 anos e apresentar atestado médico de aptidão física e mental para os exercícios do serviço de salvamento aquático. Também passará por um teste de natação, onde precisará completar a distância de 500 metros em até 12 minutos e correr 1,6 quilômetro em tempo inferior a oito minutos para os homens e nove minutos para as mulheres.

Na recertificação, o candidato não pode estar afastado da atividade de salvamento aquático do Corpo de Bombeiros por um período maior que um ano. Isso quer dizer que ele precisa ter atuado como guarda-vidas na operação do ano passado. As inscrições são gratuitas. O único custo pago pelo interessado é o valor do exame toxicológico.

A formação de novos guarda-vidas deverá ocorrer durante um período de aproximadamente 30 dias depois de aprovado no processo seletivo. Já para a recertificação, o tempo de preparo é menor. Todos os detalhes do edital estão no site do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina: www.cbm.sc.gov.br.

A projeção é de que a Operação Veraneio comece a partir do dia 15 de novembro, somente aos fins de semana, e todos os dias a partir do dia 1º de dezembro. Somadas, as praias do 4º BBM deverão ter aproximadamente 70 pontos guarnecidos.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.