Mudanças no atendimento

Delegado regional confirma desejo de encerrar com plantões noturnos nas delegacias de Içara e Forquilhinha

Foto: Lucas Colombo/Tribuna de Notícias
- PUBLICIDADE -

Lucas Renan Domingos

Içara/Forquilhinha

- PUBLICIDADE -

Duas delegacias de Polícia Civil da região estão para ter seus plantões noturnos encerrados nos próximos dias. As unidades são as das comarcas de Içara e Forquilhinha. Assim confirma o delegado regional Vitor Bianco Júnior, que responde pela 6ª Delegacia Regional de Polícia (6ª DRP). A autoridade policial argumenta que o objetivo é a readequação do efetivo visando melhorias nos trabalhos de investigação.

Júnior frisa que a Polícia Civil não vê necessidade em deixar as unidades abertas 24h por dia. “Tem madrugadas que vai duas pessoas registrar boletim de ocorrência. É um volume muito baixo. Deixar dois policiais na delegacia somente para proteger o local gera um custo muito maior para o Estado”, citou.

A justificativa para a escolha de encerrar os plantões seria deixar mais policiais com a finalidade de contribuir em investigações. “Elucidar os crimes é a principal função da Polícia Civil. Então precisamos focar nesta tarefa. O boletim de ocorrência não precisa ser feito no mesmo dia. Pode ser depois. E se for flagrante, existe a Central de Plantão Policial (CPP) de Criciúma e Urussanga que atendem a região”, analisou o delegado.

Utilização da delegacia virtual

Júnior aproveita para reforçar a divulgação da delegacia virtual. A ferramenta da Polícia Civil de Santa Catarina é um serviço ao cidadão que funciona como opção de registro de ocorrências via internet, sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia de polícia. O sistema é disponível 24 horas.

“Hoje, 57% dos boletins de ocorrência é feito pela delegacia virtual. É confiável, ágil, a pessoa nem precisa sair de casa. Então precisamos incentivar mais o uso dessa ferramenta. Não precisamos manter delegacias abertas durante a madrugada, além da CPP”, acrescentou o delegado regional.

A decisão não tem agradado a todos. Em Içara, a proposta do encerramento do plantão noturno na cidade, será debatida hoje, em audiência na Câmara de Vereadores do município. Após saberem da notícia, vereadores aprovaram requerimento para reunião com o delegado regional e representantes da sociedade organizada.

Para o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, um dos autores do requerimento, a proposta de fechamento do plantão noturno na cidade é um retrocesso. “Somos um dos municípios que mais cresce no Estado. E nós sempre lutamos por melhorias na segurança da cidade. A sociedade içarense não pode ficar sem esse serviço”, enfatizou Polakinho.

Conforme proposição serão convidados representantes da Associação Empresarial de Içara (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), União das Associações Comunitárias de Içara (UACI), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e o Prefeito Municipal Murialdo Canto Gastaldon.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.