Médico de Criciúma recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Sessão especial homenageou o médico Luiz Augusto Borba e demais profissionais que se destacaram no exercício da medicina em Santa Catarina

- PUBLICIDADE -

A Assembleia Legislativa realizou na última quarta-feira (6) sessão especial pela passagem do Dia do Médico. No ato, requerido pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), foram homenageados, além do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Consemesc), 12 profissionais médicos pelo relevante trabalho profissional, científico e social que desenvolvem.

Médico Gastroenterologista, Luiz Augusto Borba é graduado pela Universidade Católica de Pelotas. É membro titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia e Fundador da Associação Catarinense para Estudos do Fígado, entidade da qual é presidente desde 2015 . Ex-secretário municipal de Saúde de Criciúma, coordena o Serviço de Hepatites Virais do município desde 1996. É fundador e ex-presidente da Associação Crescer Down.

- PUBLICIDADE -

Foi presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense por três mandatos e coordenou a realização de quatro edições da Jornada Catarinense de Hepalogia (2013, 2015, 2016, 2017). É médico da Gastroclínica Borba, médico credenciado do Hospital São José e médico gastroenterologista da Prefeitura de Criciúma.

“Fiz questão de homenagear médicos de todo estado, combinamos com as entidades que os protagonistas seriam profissionais de mérito reconhecido em suas carreiras, dedicados à ciência, aos pacientes e às suas comunidades”, informou Dr. Vicente Caropreso (PSDB), propositor da sessão especial.

Caropreso questionou a qualidade de vida das mulheres e homens que se dedicam à medicina e lamentou que no estado a expectativa média de vida de um médico homem não ultrapassa os 58,8 anos. Ele destacou também os avanços nos diagnósticos, nos protocolos e as facilidades derivadas do tráfego de informações em tempo real.

Cyro Veiga Soncini, coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina – Consemesc, e Alexandre Luiz Longo falaram em nome dos homenageados e agradeceram a iniciativa dos parlamentares.

Homenageados:

Consemesc – Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina – Consemesc

Airton Luiz Weber Silva, pediatra em Jaraguá do Sul

Júlio César Gonçalves, psiquiatra em Florianópolis

Luiz Augusto Borba, gastroenterologista em Criciúma

Luiz Carlos Espíndola, endocrinologista em Florianópolis

Márcia Netto de Campos da Silva, endocrinologista em Florianópolis

Murillo Ronald Capella, cirurgião pediátrico em Florianópolis

Newton José Martins Mota, cardiologista em Blumenau

Paulo Norberto Discher de Sá, neurologista em Florianópolis

Norberto Luiz Cabral (in memoriam), neurologista em Joinville

Rita Mauricea Guazzelli Pezzali, ginecologista em Xanxerê

Salime Farah, obstetra e clínica geral em Porto União

Wilmar de Athayde Gerent, cirurgião geral em Florianópolis

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.