Içara: incentivo à cultura em Festival Nacional de Teatro Revirado

Diversos espetáculos poderão ser assistidos gratuitamente por toda a família

Foto: Lucas Colombo/TN
- PUBLICIDADE -

Apresentações teatrais, culturais e musicais encantam a terceira edição do Festival Nacional de Teatro Revirado que começa hoje, dia 16, e encerra no próximo dia 21. Serão trinta apresentações que percorrem por quinze bairros e escolas de Içara. Um diferencial desse ano é uma mostra para crianças de 0 a 4 anos. A abertura oficial recebe atração “En Camino” de Sergio Mercurio, diretamente da Argentina.

O evento recebe pessoas de todas as regiões e municípios próximos de Içara com o objetivo de disseminar a importância cultura. “A ideia principal é formar uma plateia, fazer as pessoas entenderem que assistir teatro é necessário para o ser humano, para melhorar o cotidiano da vida das pessoas”, ressalta uma das coordenadoras do Festival, Yonara Marques.

- PUBLICIDADE -

Um diferencial desse ano é que diversas localidades do município receberão a visita de grupos teatrais trazendo diversos temas e histórias diferentes. “Vimos que esse ano poderíamos mudar. Durante manhã e a tarde os espetáculos acontecem em bairros, alguns simultaneamente. E todas as noites haverão apresentações à noite no centro”, comenta o coordenador do Festival , Reveraldo Joaquim.

Durante todas as noites, a praça central cede lugar e espaço para artistas encantaram e entreterem os espectadores. “Vimos à importância de manter um lugar fixo para o público espontâneo, em frente à Matriz São Donato, que abrange pessoas de toda a região, possibilitando de assistirem a uma boa peça de teatro que foi preparada de uma forma especial”, enfatiza Yonara.

Festivais como esse acontecem com o intuito de fomentar a cultura não só da cidade e da região que está sendo realizado, mas de grupos que vêm de fora para participarem, levando experiências para outros lugares e regiões.

Segundo a presidente da Fundação Cultural de Içara, Maria Tereza das Chagas, o evento foi muito bem aceito pela comunidade e pela região. “O Festival está agregado às outras oficinas culturais que acontecem no município, essa edição com certeza vai ser a melhor”, enfatiza.

Ainda conforme Yonara é importante à relação entre o teatro, cultura e a educação. “Todos os professores de artes das escolas do município irão acompanhar os espetáculos, e depois dessas apresentações participarão de uma conversa com um intermediador. Encerrando a semana com uma grande roda de conversa, para trabalhar esse tema, da importância do teatro da formação da criança dentro da escola”, finaliza.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.