Criciúma: Pote da calma pode ajudar a acalmar birra das crianças

Instrumento vem da metodologia Montessori e ajuda a manter o foco e a tranquilidade

- PUBLICIDADE -

Criciúma

O pote da calma, ou calming jar, é um utensílio inspirado no método Montessori com a intenção de acalmar as crianças depois de uma crise de choro ou irritabilidade. O efeito causado pelo líquido colorido e brilhante encanta as crianças, que voltam a atenção para o presente e tendem a ficar mais tranquilas. A proposta atua no aspecto sensorial, auxiliando a criança a manter o foco no momento presente.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Criciúma, Claudia Kochhann de Lima, o pote da calma se relaciona diretamente com a essência da criança. “A essência da criança é o brincar e essa ferramenta é um brinquedo que pode ser utilizada para ajudá-la a lidar melhor com as suas frustrações”, analisa.

A ideia é que, com a ajuda do pote da calma, as crianças consigam lidar com sentimentos e passem a se conhecer melhor. Claudia pontua ainda que as atitudes tomadas quando a tranquilidade é restabelecida também são importantes. “A mediação do adulto é muito importante nesse momento. Conversar sobre o que aconteceu, estabelecer contato físico para confortar a criança e estabelecer combinados para o futuro são boas saídas”, esclarece a coordenadora.

Para fazer um pote da calma é preciso:

1 pote de vidro com tampa

1 a 2 colheres (de sopa) de cola glitter (depende do tamanho do vidro)

3 a 4 colheres (de chá) de purpurina

1 gota de corante alimentar (azul é a cor que mais inspira a calma)

Água quente

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.