Criciúma ganha novos consultórios odontológicos

Serviços já funcionam nas Unidades Básicas de Saúde da Cidade Mineira Velha, Sangão e Vila Zuleima e em mais 40 unidades. Só em 2019 já foram realizados 150 mil procedimentos

- PUBLICIDADE -

O Governo Municipal, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, está oferecendo novos consultórios odontológicos para melhor atender a população. Os serviços já estão em funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde da Cidade Mineira Velha, Sangão e Vila Zuleima, inauguradas recentemente. Mais dois consultórios serão montados nas UBS Mãe Luzia e Central, que serão inauguradas nas próximas semanas.

Atualmente, 40 unidades contam com serviços de saúde bucal, que funcionam 40h por semana, 8h por dia e contam com aparelhos portáteis e de raio-x. “São realizados atendimentos básicos, restauração, limpeza, raspagem de tártaro e cirurgias simples. Caso o paciente necessite de outros procedimentos, é feito encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas”, explica o coordenador de Saúde Bucal, Deivid Freitas.

- PUBLICIDADE -

Atendimento domiciliar

O município conta com sete aparelhos portáteis, que beneficiam cerca de 10 mil pacientes domiciliados. Cinco destes ficam nos distritos de Criciúma, um fica no Centro de Especialidades Odontológicas e um de reserva. “O serviço leva atendimento a pacientes acamados ou que não têm acesso às unidades por algum motivo e assim o dentista vai até a residência realizar os procedimentos”, diz o coordenador.

Centro de Especialidades Odontológicas

A rede odontológica municipal conta também com o Centro de Especialidades Odontológicas, que fica anexo à UPA 2h, na Próspera, onde são realizados procedimentos maiores. “São realizadas cirurgias grandes como extração do dente do siso, tratamento de canal, tratamento de gengiva, atendimento a pacientes com necessidades especiais, odontopediatria e prótese”, explica Deivid.

Atendimento diferenciado para pacientes com câncer

Criciúma, também fornece quatro aparelhos de laser terapia, que são utilizados para o tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer, que visa melhorias na qualidade de vida, durante e depois do tratamento oncológico.

Outros serviços

A unidade 24h do bairro Boa Vista conta com serviço de pronto atendimento odontológico, que atende casos de urgência como dentes quebrados, dores extremas, inchaço entre outros.

Números em 2019

Neste ano foram realizados mais de 150 mil procedimentos odontológicos, destes 700 de tratamento de canal e 1000 extrações de dente do siso. Também foram entregues mais de 1000 próteses dentárias, mais de 150 atendimentos para realização de teste da linguinha para aleitamento materno e mais de 350 atendimentos odontológicos domiciliar. Nas escolas municipais foram entregues mais de 30 mil kits de higiene.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.