Corpo de Walmor de Luca é velado na Câmara de Vereadores de Içara

Político foi homenageado na segunda-feira, 9, em Florianópolis, de onde veio para o Sul do estado. Cerimônia de cremação ocorre às 16h

Foto: Matheus Reis/TN
- PUBLICIDADE -

Matheus Reis

Içara

- PUBLICIDADE -

O corpo de Walmor de Luca, ex-vereador de Içara e ex-deputado federal chegou por volta das 10h30 desta terça-feira, 10, na Câmara de Vereadores de Içara, onde será velado até às 16h. O corpo deve ser transladado pelo Corpo de Bombeiros até o crematório Millenium, também em Içara, onde será cremado.

Diversas lideranças políticas, familiares, amigos e pessoas que admiravam de Lucca aguardaram o corpo desde às 8h. A viúva, deputada estadual Ada Faraco de Luca, só chegará ao meio dia no velório. Segundo amigos da família, ela aguarda uma das filhas, que está voando de Miami para Florianópolis, na Capital.

O prefeito de Içara Murialdo Gastaldon, que decretou luto oficial na cidade, lembra da presença marcante de Walmor no município e da última visita que ele o fez na semana passada. “É como se tivesse sido uma despedida de Içara. Ele veio e, mesmo com o frio que fazia, foi comigo a reuniões e encontros com a comunidade e fez o que faz muito bem: aconselhou. Certamente seguirei seus conselhos”, disse Gastaldon.

O vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi, ajudou a retirar o corpo de Walmor de Luca do carro funerário, que foi recebido com uma salva de palmas.

Walmor morreu aos 81 anos na manhã de segunda-feira, 9, na casa em que morava em Florianópolis. O corpo foi velado primeiramente na capela mortuária do Cemitério do Itacorubi, na Capital, de onde foi trazido para Içara. Suspeita-se que a causa da morte tenha sido uma embolia pulmonar.

O Governo do Estado também decretou luto oficial durante três dias.

Relembre a trajetória do político

Walmor de Luca iniciou a vida política no Sul do estado. Foi eleito vereador em Içara em 1966. Além disso, ele foi eleito deputado federal por Santa Catarina quatro vezes, nos anos de 1974, 1978,1982 e 1986, quando participou da Assembleia Constituinte, que criou a Constituição Federal.

Walmor também foi secretário de estado da Saúde pelo governo Pedro Ivo Campos (1989), assessor parlamentar do ministério da Saúde (1991) e presidente da Telecomunicações de Santa Catarina (Telesc) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

 

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.