4º BBM realiza Operação Alerta Vermelho

Até a semana bombeiros militares irão visitar cinco bairros de Criciúma para orientar moradores sobre a prevenção de incêndios em residências.

Foto: Arquivo/4ºBBM
- PUBLICIDADE -

Lucas Renan Domingos

Criciúma

- PUBLICIDADE -

O dia 2 de julho é marcado como o Dia Nacional do Bombeiro. Por conta disso, em toda a primeira semana do sétimo mês do ano, é realizada a Semana de Prevenção Contra Incêndios. Em alusão a data, os bombeiros militares do 4ª Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM), em Criciúma, estão realizando a Operação Alerta Vermelho.

“Consiste em visitas a residências unifamiliares realizadas pelo nosso pessoal. Esses locais não são alvos de nossas fiscalizações de rotinas, feitas pelo setor de atividades técnicas. Nossa atuação é voltada para o coletivo, então os locais fiscalizados pelos bombeiros são prédios residenciais, comércio e indústria. Durante a Semana de Prevenção Contra Incêndio, então, aproveitamos para ir até as casas”, explicou o capitão do 4º BBM, Samuel Ambroso.

Durante a visita, os bombeiros, uniformizados e acompanhados de uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar, entregam panfletos, orientam o morador sobre a prevenção de incêndios. “Se o proprietário da casa autorizar, nós entramos e fazemos algumas verificações. O principal foco é a instalação do gás de cozinha e a parte elétrica da residência para saber se há alguma sobrecarga em tomadas, por exemplo, e outros riscos”, afirmou o capitão.

Os bombeiros ainda aproveitam a oportunidade para efetuarem relatórios que, posteriormente, serão utilizadas nas próprias ações dos militares. “O dono da casa preenche um formulário e é feito o levantamento de alguns dados. Essas informações depois são anexadas a outras perícias e com esses números conseguimos identificar as maiores causas de incêndios em residências unifamiliares”, ressaltou.

Neste ano de 2019, cinco bairros receberão as visitas dos bombeiros. São eles, o bairro Vila Zuleima, Vila Francesa, São Luiz, Santa Bárbara e Operária Nova. A ação começou nesta semana e segue até a semana que vem. Os militares passam nas casa no horário entre 9h e 17h.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.