Verão: Cuidado maior com enchentes e inundações

Nunca coloque a vida em risco, mesmo que seja para salvar documentos ou objetos de valor

Lucas Colombo/DN

- PUBLICIDADE -

Apesar de muito esperado, por cair no período em que milhares de pessoas entram de férias, o verão também vem acompanhado de fortes chuvas. Por isso, é preciso ficar atento às ocorrências de enchentes e inundações.

O acúmulo de lixo nos bueiros é um dos maiores motivos que prejudicam o escoamento da água nas cidades. Em locais próximos a rios, mares, lagos e açudes, também há riscos de transbordamento. Por isso, alguns cuidados recomendados pela Defesa Civil devem ser seguidos pela população:

  • Evite voltar para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro. Só entre na água se for absolutamente necessário, usando botas de borracha.
  • Nunca coloque a vida em risco, mesmo que seja para salvar documentos ou objetos de valor. Acione a Defesa Civil ligando no 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
  • Certifique-se junto à Defesa Civil se a sua casa não corre risco de desabar.
  • Depois que as águas baixarem e a Defesa Civil liberar, remova a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e dos utensílios. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados.
  • Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com a água da enchente.
  • Evite beber água ou comer alimentos que tiveram contato com a água da inundação, pois podem estar contaminados.
- PUBLICIDADE -

Fonte: Agência Brasil

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.