Turvo: Um mês para o Interdiocesano das CEBs

Comunidades Eclesiais de Base e Grupos Bíblicos de Reflexão/em Família das dioceses do Sul do estado estarão reunidos no dia 16 de setembro. Encontro contará com aproximadamente 1,5 mil pessoas

Foto: Marcelo Zapelini/Arquivo CNBB Regional Sul 4

- PUBLICIDADE -

Turvo

Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Grupos Bíblicos de Reflexão/em Família das dioceses do Sul de Santa Catarina estão em contagem regressiva para o 5º Interdiocesano das CEBs. A atividade será acolhida pela Diocese de Criciúma, que recebe delegações da Diocese de Tubarão e da Arquidiocese de Florianópolis, no dia 16 de setembro. A Paróquia Nossa Senhora da Oração, em Turvo, é o ponto de encontro dos cerca de 1,5 mil delegados (500 de cada diocese), que terão no centro de sua reflexão a presença dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. O tema do encontro será “Cristãos leigos e leigas nos desafios do mundo urbano – Igreja em saída – a serviço do Reino de Deus e sua justiça” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14), dentro da espiritualidade do Ano Nacional do Laicato.

- PUBLICIDADE -

O encontro iniciará às 8h30min e perdurará até as 15h30min. As assessorias dos temas serão conduzidas pelo leigo Ênio Leonardo, de Criciúma, e Irmã Mari, de Florianópolis. A animação ficará por conta do Grupo Mensageiros de Cristo, de Araranguá.

O Interdiocesano terá como textos inspiradores o Documento 105 da CNBB e a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco (sobre o chamado à santidade no mundo atual). Para o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, esses documentos manifestam a importância de todos assumirem seu Batismo, servindo com amor e generosidade, na Igreja e no mundo. “Esses textos nos impulsionam a sermos uma Igreja mais missionária, em saída, testemunha de Jesus Cristo em cada lugar que ocupamos, sendo sal e luz no mundo”, frisa o epíscopo.

De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio, o Interdiocesano terá uma novidade. “Diferente dos encontros anteriores, não ficaremos concentrados num único ponto de atividade. A não ser que chova muito, teremos um momento de caminhada pelas ruas da cidade. Serão dois quilômetros e meio de caminhada pela vida, lembrando os desafios do nosso tempo. Será uma manifestação externa daquilo que refletiremos internamente no Centro de Eventos, lembrando que nosso testemunho se dá no dia a dia, no lugar que habitamos, com as pessoas que convivemos”, lembra o padre. Com condições de tempo favoráveis, no início da tarde do domingo haverá uma caminhada até a igreja matriz.

Seguindo o costume, cada participante deverá levar o próprio alimento, que poderá ser partilhado. Além disso, haverá a opção de cantinas com alimentação no parque do município. As dioceses serão identificadas por cores: Criciúma, lenço verde; Florianópolis, azul; e Tubarão, vermelho.

Confira a programação completa:
8h30min: Acolhida das delegações/animação
9h: Palavra do bispo – Dom João Francisco Salm (Diocese de Tubarão)
9h10min: Celebração inicial (Tubarão)
9h40min: Primeira assessoria – A identidade do leigo como sujeito – Quem é o leigo? (Ênio Leonardo – Criciúma)
10h10min: Animação/Banda
10h30min: Segunda assessoria – A missão dos leigos na Igreja e no Mundo (Irmã Mari – Florianópolis)
11h: Preparação para a Celebração Eucarística
11h15min: Santa missa – Presidente: Dom Jacinto Inacio Flach
12h30min: Almoço
13h30min: Caminhada até a Igreja Matriz com encenação em três atos:
1. Sal da terra (Diocese de Criciúma)
2. Luz do mundo (Arquidiocese de Florianópolis)
3. Fermento na massa (Diocese de Tubarão)
15h: Bênção de envio
15h30min: Retorno para as comunidades

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Turvo

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.