Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate aàs Hepatites Virais, uma doença silenciosa que acomete milhares de pessoas no mundo inteiro. Para combater, prevenir e alertar a população, a Secretaria de Saúde de Siderópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica e do projeto Movimente-se, promoveram uma ação educativa sobre o tema.
- PUBLICIDADE -
Publicidade
“É muito importante realizar estas ações para que a população fique ciente de doenças que são comuns, mas que infelizmente acontece de forma silenciosa”, ressalta o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.
Com o intuito de informar a população sobre a doença, como em relação aos sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção, foram realizados testes rápidos para as Hepatites B e C, além de uma roda de conversa com perguntas e respostas, entrega de kits com material informativo e sorteio de camisetas para as participantes.
Aliados
Os testes rápidos são grandes aliados para um diagnóstico rápido da doença e podem ser encontrados durante todo o ano nas unidades de saúde do município. Eles são rápidos, seguros e de graças.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. As hepatites B e C têm tratamento gratuito pelo SUS, sendo que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, com grandes chances de cura, no caso da hepatite C.
O que são hepatites virais?
As hepatites virais são inflamações do fígado ocasionadas pela contaminação do organismo por diferentes vírus. Como o fígado é um órgão responsável por inúmeras funções no corpo, o prejuízo pode comprometer a saúde de todo o organismo e limitar a qualidade de vida da pessoa.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.