Suelen Bongiolo
Içara
As paredes brancas da Capela de Santo Antônio, que tanto guardaram lembranças, hoje acumulam sujeira e se deterioram com a ação do tempo. Localizada na comunidade de Linha Anta, em Içara, a antiga igrejinha sofre com o abandono e com a falta de conservação. Patrimônio tombado, ela está presente na história de tantas pessoas que, atualmente, lutam para mantê-la em pé.
No interior da capela, a cena é de abandono. Há fezes de animais e sujeira espalhadas pelo chão. Os poucos bancos estão expostos à ação da chuva, que se infiltra pelo telhado e ainda compromete a cobertura. Quando a reportagem esteve no local, uma coruja habitava o campanário. A pintura da parede estava mofada e cedia próximo ao chão.
Diante de uma cena tão desoladora, a comunidade pede socorro para mudar essa situação. “Hoje a capela está destinada à ruína. A primeira etapa necessária é a restauração da cobertura, para pelo menos conservar o que tem dentro. Por isso, queremos ajuda do poder público, das empresas, pois a comunidade está disposta a colaborar nesse trabalho”, pontua o morador José Frasson.
A intenção dos moradores é restaurar o local e transformá-lo em um espaço multiuso para a comunidade.
Confira mais detalhes na edição deste fim de semana do jornal Diário de Notícias.