Fim de semana especial para devotos da padroeira de Araranguá

No sábado, 28, a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens foi dedicada pelas mãos do bispo Dom Jacinto Inácio Flach. Já durante o domingo, a paróquia recebeu a Caravana da Vida

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Araranguá

Este fim de semana foi especial para os devotos da padroeira de Araranguá, Nossa Senhora Mãe dos Homens. No sábado, 28, a Igreja Matriz, localizada no Centro da cidade, foi dedicada pelas mãos do bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach. A solenidade contou com a presença de mais de 1,5 mil pessoas.

- PUBLICIDADE -

O rito de dedicação se dá com a unção do altar e das paredes com o Óleo do Crisma, não permitindo que haja mudanças futuras na estrutura das paredes da igreja e do altar. “Este é um ano importante para a paróquia, que completa seus 170 anos. A celebração que vivenciamos é única e especial. Ao dedicarmos o altar, consagramos o coração da celebração eucarística, onde acontece o sacrifício. Além disto, ungimos as paredes, que de forma simbólica abraçam o povo de Deus”, destaca.

Na celebração, além de ungir o altar e as paredes, é incensada a igreja e é feita a iluminação, na qual são acesas 12 velas anexadas nas paredes e que, anualmente, deverão ser acesas para comemorar o aniversário de dedicação.

Segundo o pároco, padre Alírio Leandro, o ano de 2018 vem trazendo diversas alegrias para a paróquia. “Além de todos os outros momento bonitos que estamos vivenciando, a dedicação é outra grande celebração. Antes de sermos elevados a Santuário Diocesano, era preciso que fosse realizado o rito. Agora, oficialmente, a igreja da paróquia mais antiga da Diocese foi dedicada”.

Após a dedicação, aconteceu, no Centro de Pastoral, o primeiro jantar dançante organizado pelos festeiros da festa da padroeira.

Araranguá recebe Caravana da Vida

Durante este domingo, 29, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em parceria com diversas instituições, realizou a primeira edição da Caravana da Vida. A ação faz parte da programação da festa dos 170 anos da Igreja.

Das 9h às 15h, foram oferecidos serviços de forma gratuita, como atendimento jurídico, psicológico, serviços de beleza e palestras. A Caravana da Vida é idealizada pelo Frei Rinaldo Stecanela e já visitou mais de mil cidades. Em Araranguá, os atendimentos aconteceram antes da missa da saúde presidida pelo religioso.

Durante a missa, Frei Rinaldo destacou a importância da ação. “É preciso que a igreja promova a saúde do corpo e da alma para seus fiéis. Com certeza, a Caravana da Vida une tudo isto”, enfatiza.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, padre Alírio Leandro, agradeceu a participação de todos os envolvidos. “Com o apoio de diversas instituições e pessoas, oferecemos algo diferente para os devotos de nossa padroeira. Nosso povo é grato pelo empenho daqueles que em um domingo vieram partilhar de seus dons”, salienta.

De acordo com padre Alírio, a participação foi intensa. “Durante todo o dia, milhares de pessoas buscaram os atendimentos, atingimos nosso objetivo, o evento foi um sucesso”, conclui.

 

Foto: Divulgação
-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Araranguá

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.