DNIT faz manutenção na BR-285 entre RS e SC

Iniciativa faz parte do pacote de obras do lote 1 da rodovia que liga Timbé do Sul a São José dos Ausentes

Amanda Montagna/DNIT/Divulgação

- PUBLICIDADE -

São José dos Ausentes (RS)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Unidade Local de Vacaria, realizou – entre os dias 30/1 e 5/2 – ações preventivas e corretivas no Lote 1 das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, no município de São José dos Ausentes, região dos Campos de Cima da Serra. O objetivo é evitar a geração de impactos ao meio ambiente decorrentes da paralisação das atividades construtivas no lado gaúcho do empreendimento.

- PUBLICIDADE -

Conforme o engenheiro da unidade do DNIT em Vacaria, Daniel Bencke, foram executados serviços como a manutenção de barreiras, o desassoreamento de bacias de sedimentação, a desobstrução de valetas de drenagem, o reforço de contenções contra processos erosivos e a conformação de taludes. Visando a retomada das obras, a Superintendência do DNIT no Rio Grande do Sul está em fase final de elaboração do edital na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCi), o qual deve ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano. Além da conclusão de 8,3 quilômetros, o projeto prevê uma ponte de aproximadamente 400 metros sobre o Vale do Rio das Antas e dois pontilhões para passagem de fauna.

Mesmo sem atividades no local desde 2014, o monitoramento do trecho é uma exigência da licença ambiental emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Por meio do Programa de Controle Ambiental caso ocorra de paralisação temporária das obras por mais de 45 dias, a Gestora Ambiental realiza vistorias regulares a fim de prevenir, estabilizar e, caso necessário, recuperar as situações que possam se transformar em passivos ambientais, especialmente no que se refere à erosão. A equipe observa ainda aspectos relacionados à limpeza, sinalização, destinação dos resíduos sólidos, monitoramento da faixa de domínio, entre outros. Vale destacar que a Licença de Instalação contempla ambos os lotes do empreendimento, fazendo com que o atendimento das condicionantes no segmento gaúcho garanta também a manutenção das obras em andamento no município de Timbé do Sul (SC).

(Colaboração: Amanda Montagna / Comunicação DNIT RS)

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Redação DN Sul
Em: São José dos Ausentes (RS)

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.