Tiago Monte
Criciúma
A Liga Atlética da Região Mineira (Larm) completa 70 anos de existência neste ano e viverá um grande momento hoje. Atendendo a solicitação do deputado estadual, Valmir Comin, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoverá uma sessão solene em homenagem à instituição.
O evento será realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), às 19h. Na oportunidade também serão homenageados os ex-presidentes da Larm, clubes fundadores, clubes filiados e a Federação Catarinense de Futebol (FCF). “Essa é uma solenidade dedicada em agradecimento a todas as pessoas que ajudaram a ajudam a construir a história do futebol em nossa região. Um encontro que irá reunir os homenageados, familiares, profissionais, lideranças, imprensa, autoridades, dirigentes, atletas, equipes técnicas, amantes e apoiadores do futebol”, destaca o presidente da Larm, Emerson Lodetti.
O mandatário da Liga estende o convite a todos os apaixonados por futebol. “Estamos muito felizes por este reconhecimento e contamos com a participação de todos neste momento que marcará sete décadas de atuação em prol do desenvolvimento do futebol no Estado”, completa Lodetti.
História de sucesso e crescimento
A Liga Atlética da Região Mineira (Larm) foi criada em 1948 para coordenar e desenvolver a modalidade na região carbonífera sob comando do presidente Adamastor Martins da Rocha. A Larm, terceira liga mais antiga de Santa Catarina, movimenta mais de mil atletas amadores da região, sendo que a metade desses participantes são jovens entre 14 e 18 anos.
Para a realização deste trabalho, hoje a Larm conta com a dedicação de mais de 40 colaboradores que, semanalmente, contribuem para o bom andamento das sete competições que fazem parte do calendário da entidade em 2018. “Temos aproximadamente 35 árbitros e assistentes. Sendo que dois deles estão no quadro da CBF. É a primeira vez que acontece esse fato na história”, pontua Lodetti.
Através dos campeonatos organizados pela entidade, grandes equipes surgiram para o futebol estadual e nacional, como o Comerciário (hoje Criciúma Esporte Clube), Metropol e Próspera. Ainda hoje, muitas associações filiadas à Larm se destacam em nível regional, estadual e nacional.