- PUBLICIDADE -

Morro da Fumaça

A seleção brasileira de rugby pode ter um atleta do Sul Catarinense. Giuseppe Soratto, de 16 anos, natural de Morro da Fumaça, é um dos nove atletas escolhidos em âmbito nacional. Eles participaram da triagem para a seleção brasileira de Rugby M16 – categoria para atletas de até 16 anos.

- PUBLICIDADE -

Giuseppe está em São Paulo, desde quarta-feira, para disputar uma das três vagas abertas para novos atletas juvenis. Ele foi observado em uma visita feita pelo projeto Viva Rugby no colégio Vitório Búrigo, que fica no distrito de Estação Cocal.

O atleta ingressou no Carvoeiros Rugby, time sediado em Criciúma, neste ano e, por apresentar um talento acima da média, pulou etapas do processo, encurtou caminho e seguiu direto para a seletiva.

Conheça mais sobre o esporte

O rugby de quinze (XV) é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só pára quando algum jogador necessita de cuidados médicos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.

A bola de rugby é oval, feita de couro semelhante à de uma bola de futebol.  Um time de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, sete suplentes. As equipes possuem oito atacantes, dois meias, e cinco defensores. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem se posicionar a frente da bola.

A modalidade olímpica, inserida desde 2016, é conhecida como rugby de sete (sevens) – com sete atletas para cada um dos times. A vantagem que ela possui é ter os jogos disputados em um curto período de tempo – períodos de sete minutos. Uma competição de rugby de sete dura geralmente um ou dois dias. Em países em que o rugby tem pouca popularidade geralmente usa-se o rugby de sete em jogos de exibição para promover o esporte.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.