Aciva cobra recursos para a BR-285

Entidade também cobrou do senador Dário Berger e de deputados apoio à implantação do curso de Medicina e uma solução para o Hospital Regional de Araranguá

Foto: Divulgação/Aciva
- PUBLICIDADE -

Araranguá

A Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense (Aciva) se mantém vigilante pelas obras e pautas sociais da região da Amesc. Na última sexta-feira, 24, a entidade recebeu no auditório III o senador Dário Berger, o deputado estadual Manoel Mota e os deputados federais Mauro Mariani e Ronaldo Benedet.

- PUBLICIDADE -

O encontro envolveu entidades organizadas e autoridades políticas do estado e trouxe o debate sobre o orçamento da União para 2018, mais precisamente sobre a garantia de recursos para a continuação das obras da BR-285, conhecida como Serra da Rocinha.

O presidente da Aciva, Beto Rizzotto, explicou ao senador que atualmente, para concluir a obra no trecho de Santa Catarina, são necessários R$ 71 milhões. “O senador é presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e ele nos garantiu que os recursos, para continuar a obra em 2018, estão garantidos”, detalhou.

O conselheiro da Aciva, Cláudio Alberto Damo, apresentou informações sobre o andamento das obras e trouxe um panorama sobre o trecho gaúcho, que falta concluir a pavimentação de 8,3 km de estrada. “Atualmente, temos 30% das obras de infraestrutura, do lado de Santa Catarina, concluídas, sendo que em 2018 teremos a conclusão do primeiro contorno de asfalto da rodovia”, relatou.

Damo também lembrou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) havia prometido fazer a licitação das obras que faltam no Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, fato que ainda não ocorreu. “Pedimos ao senhor senador ajuda neste pleito, pois não adianta fazermos o trecho de Santa Catarina se ainda faltar 8 km no Rio Grande do Sul”, destacou.

Entre os demais pedidos, o conselheiro pediu apoio ao senador, e aos deputados presentes na reunião, para destravar, junto ao Governo do Estado, a federalização do trecho da BR-285, que liga Timbé do Sul a Araranguá.

Após ouvir as solicitações da entidade, o senador prometeu que os recursos para a continuação das obras da BR-285 estão garantidos. “Eu quero garantir recursos suficientes para trabalhar (as obras) o ano que vem inteiro. Pretendo vir pessoalmente, ainda em 2018, inaugurar o trecho de Santa Catarina”, disse.

Curso de Medicina e Hospital Regional

Outras pautas também tiveram atenção especial durante a reunião. A Aciva entregou um ofício aos deputados Ronaldo Benedet e Mauro Mariani, solicitando apoio de emenda parlamentar para a construção do laboratório, que será fundamental para a aprovação do curso de Medicina em Araranguá.

A gestão do Hospital Regional também foi debatida. A Aciva solicitou às autoridades uma solução para o hospital, que sofre todos os meses com atrasos no pagamento dos funcionários e falta de recursos, sendo que o Regional recebe todos os meses um repasse de mais de R$ 3 milhões do Governo do Estado.

Presenças

Além do senador Berger e dos três deputados, também estiveram presentes na reunião representantes do Sesc, CDL, SindiLojas, Sindicont, ADR, OAB Araranguá, Senac e diversos empresários da região.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Araranguá

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.