Prevenção como foco do Outubro Rosa

Campanha destaca a importância de realizar exames preventivos, que auxiliam na detecção precoce do câncer de mama

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Suelen Bongiolo

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Ao longo deste mês, multiplicam as informações sobre o câncer de mama e sobre a importância de prevenir a doença. Empresas, órgãos públicos, entidades e a sociedade em geral se reúnem e dão suporte à campanha do Outubro Rosa, que mobiliza todo o país. Considerado o mais incidente entre as mulheres, ele é o principal responsável por mortes em decorrência de um câncer entre o público feminino. Por isso, o foco na promoção da saúde é fundamental.

Os cuidados devem começar desde cedo e as mulheres precisam ficar atentas a qualquer alteração observada nas mamas. “O essencial é a prevenção. Queremos diagnosticar o câncer quando ele ainda não é palpável, quando ele ainda é pequeno, pois, apesar de ser o tipo de câncer mais frequente em mulheres, a chance de cura quando o diagnóstico é precoce é muito alto”, destaca a mastologista Beatriz Serafim Althoff Rocha.

Exames preventivos

Quando se trata de prevenção, alguns cuidados são essenciais para prevenir a doença e garantir um diagnóstico precoce. Uma das principais recomendações, segundo a médica, é realizar o exame de mamografia ao completar 40 anos e retornar periodicamente, uma vez ao ano. “Além disso, realizar o autoexame mensalmente e ser examinada pelo seu médico anualmente. Para aquelas pacientes que possuem algum parente acometido por câncer de mama é recomendado que consultem um mastologista para saber quando devem iniciar o seu rastreamento”, ressalta a profissional.

Confira a reportagem completa na edição desta sexta-feira, 6, do jornal Diário de Notícias. 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Suelen Bongiolo
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.