Desfiles cívicos marcam a quinta-feira na região

Dia da Independência do Brasil foi celebrado com atos de patriotismo nos municípios carboníferos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Urussanga

- PUBLICIDADE -

Em um verdadeiro ato de patriotismo, milhares de pessoas foram às ruas da região para celebrar o Dia da Independência do Brasil. Desfiles cívicos marcaram a quinta-feira, 7, em quase todas as cidades carboníferas, em um momento de civismo e de reflexão sobre o país. Ao som de bandas e fanfarras, escolas, entidades e corporações marcharam em celebração à pátria. Confira abaixo um resumo de como foi o 7 de setembro em cada cidade:

Içara

- PUBLICIDADE -

Em Içara, a Rua Altamiro Guimarães se encheu de patriotismo nesta quinta-feira. Mais de 3 mil içarenses estiveram presentes conferindo uma mostra dos trabalhos realizados em Centros de Educação Infantil, escolas municipais, estaduais e particulares, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias do Governo e entidades. O desfile enfatizou a agricultura familiar, que foi destaque no cardápio das escolas municipais.

Siderópolis

O desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil teve a participação de 26 entidades e reuniu centenas de pessoas na Praça da Matriz, no Centro de Siderópolis. Escolas municipais, estaduais e particulares, órgãos governamentais e representantes da sociedade civil organizada desfilaram com temas relacionados ao meio ambiente, à cidadania e à luta por direitos.

Forquilhinha

O ato em homenagem ao Dia da Independência em Forquilhinha contou com 1,6 mil pessoas participando do desfile. A Avenida 25 de Julho ficou lotada para ver a passagem das 21 escolas e 16 entidades. A Banda Marcial do Colégio Rogacionista de Criciúma e o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) foram os convidados deste ano.

Nova Veneza

Mais de 2 mil pessoas participaram do desfile cívico em Nova Veneza. O ato de amor à pátria aconteceu na Rua dos Imigrantes, na área central da cidade. Participaram 30 entidades, entre escolas municipais, estadual e particular, assim como bandas e fanfarras. Os participantes levaram para a rua as mais variadas formas da comunicação, desde a sua criação, com o papiro, até os dias atuais, com a evolução da tecnologia.

Urussanga

O tradicional desfile cívico em Urussanga foi retomado na manhã desta quinta-feira. A ação teve início na Avenida Presidente Vargas e seguiu pela Praça Anita Garibaldi, finalizando em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. O ato, que teve como tema o “Civismo”, contou com a participação das escolas e entidades do município, fanfarra da comunidade de Santana e Orquestra Municipal de Urussanga. Durante a tarde, será realizado também um desfile na comunidade de Santana.

Morro da Fumaça

O desfile cívico em Morro da Fumaça atraiu o público para a Rua 15 de Novembro, onde a população pôde acompanhar as mais de 30 atrações em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O ato contou com a presença de alunos e professores das 13 escolas municipais, duas estaduais e uma particular, além de quatro fanfarras. Os membros do Grito dos Excluídos também aproveitaram o desfile para se manifestar contra os abusos que prejudicam a sociedade.

Lauro Müller

O desfile organizado em Lauro Müller, durante a tarde desta quinta-feira, foi marcado pela diversidade cultural, cidadania e orgulho cívico. Diferente de anos anteriores, o ato ocorreu na rua Doutor Valdir Cotrin, no Centro da cidade. No total, 24 instituições, entre escolas e entidades, participaram das comemorações da Independência. No período da manhã, outros desfiles foram realizados no Distrito de Guatá, na localidade de Itanema, no bairro Arizona e no Distrito de Barro Branco.

Cocal do Sul             

Com o tema “Educação para a Paz”, o desfile cívico em Cocal do Sul reuniu 37 escolas, instituições, entidades, projetos sociais e empresas na Avenida Polidoro Santiago, no Centro da cidade. Aproximadamente 8 mil participantes desfilaram em diferentes pelotões, com o propósito de refletir, defender e transmitir a paz por meio de apresentações criativas à sociedade.

Balneário Rincão

Balneário Rincão também deu um verdadeiro exemplo de civismo neste 7 de setembro. O público compareceu à Avenida Leoberto Leal, onde presenciou o desfile cívico com a presença da Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, fanfarra do Colégio Humberto de Campos e de escolas e entidades convidadas.

Criciúma

Em Criciúma, o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, reuniu milhares de pessoas na manhã desta quinta-feira, no Parque das Nações Cincinato Naspolini. Ao todo, 47 entidades desfilaram no corredor principal do parque. Escolas, entidades beneficentes e guarnições policiais e dos bombeiros foram alguns que marcharam ao som dos tambores e tamborins, celebrando a pátria. Aproximadamente 3,7 mil pessoas desfilaram no município.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.