Caminhão Lilás orienta sideropolitanas

Comunidade de Rio Jordão recebeu o ônibus que compõe o programa Mulher Viver Sem Violência, da Secretaria de Estado da Assistência Social

Foto: Divulgação/Valdir Souza

- PUBLICIDADE -

Siderópolis

A comunidade de Rio Jordão, em Siderópolis, recebeu o ônibus lilás do programa Mulher Viver Sem Violência, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. O serviço veio para a cidade por solicitação do Governo Municipal, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da comunidade de Rio Jordão e da Escola Municipal Miguel Lazzarin.

- PUBLICIDADE -

O objetivo foi levar informação sobre a violência doméstica para as mulheres que moram no campo. A vinda coincidiu com a comemoração do Dia Laranja, onde, por Lei Municipal de autoria do vereador Peninha, Siderópolis celebra todo dia 25 como o Dia de Combate à Violência Contra a Mulher. “O conhecimento das leis, como fazer a denúncia e também como prevenir a violência são informações fundamentais. Mesmo que felizmente não tenhamos índices preocupantes em Siderópolis, a presença de profissionais com informações torna-se ferramenta essencial para evitar a violência”, destaca o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, que participou do evento ao lado do vice-prefeito Xande Feltrin.

“Na passagem do ônibus, as mulheres recebem palestras, orientações jurídicas e em saúde, além de dicas de qualificação profissional para favorecer a resolução de eventuais problemas de violência”, explica a coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, que acompanha o movimento em todo estado.

O Ônibus Lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra a Mulher, um programa criado pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, e está percorrendo todos os municípios de Santa Catarina. As vítimas da violência doméstica podem fazer a denúncia anônima através do contato 180 ou diretamente para a Polícia Militar discando 190.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Siderópolis

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.