- PUBLICIDADE -

Criciúma

Cerca de 90 atletas participaram no sábado, dia 25, da primeira etapa do quinto Circuito Içarense de Xadrez Rápido. O evento é organizado pela Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) Içara, em parceria com o Nações Shopping, e envolve três divisões: Principal, Intermediária e Escolar.

- PUBLICIDADE -

Até o final do ano outras quatro etapas serão realizadas. A próxima já tem data marcada: 6 de maio. De acordo com o coordenador do projeto Xadrez Que Educa, de Içara, Claudionor Pirola na etapa de sábado participaram atletas de Araranguá, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Imbituba, Orleans, Siderópolis e Sombrio. Para a próxima etapa, a expectativa é reunir 150 atletas. “É uma oportunidade muito importante para os atletas que podem se reunir, competir e trocar experiências. Em novembro haverá a final do circuito que revelará o campeão da Taça Nações Shopping”, explica Pirola.

Gustavo1 - foto divulgaçãoGustavo Laurentino Galvani, morador de Orleans, tem dez anos e apesar de ter nascido sem os braços nunca desistiu de alcançar seus sonhos devido às limitações. O apoio e incentivo dos pais e professores foram essenciais para que aprendesse a realizar as atividades com os pés e suas habilidades impressionam.

No evento deste sábado, Gustavo levou a medalha de terceiro lugar na divisão Escolar. “Comecei a jogar xadrez no ano passado e me ajuda a ficar mais concentrado”, comenta o menino. O pai dele, Romário Galvani, destaca que o interesse pelo xadrez surgiu na escola assim como pela resolução do cubo mágico, tarefas que ajudam muito o desenvolvimento cognitivo e motor de Gustavo. “Sempre incentivamos ele a fazer tudo”, destaca.

Resultados

Divisão Superior

Campeã Geral: Kathiê Goulart Librelato (Içara)
Vice-Campeão Geral: Tiago Rosa de Melo (Içara)
3° Lugar Geral: Vanderval Borges Junior (Içara)

Divisão Intermediária

Campeão Geral: João Vinicius Woichinevski (Içara)
Vice-Campeão Geral: Luan Diniz Moraes (Criciúma)
3° Lugar Geral: Fernando Alexandre Ferreira (Forquilhinha)

Divisão Escolar

Campeã Geral: Erick Eduardo da Silva Schmitz (Criciúma)
Vice-Campeão Geral: Henrique da Cunha Martins (Sombrio)
3° Lugar Geral: Matheus Soethe Heidemann (Braço do Norte)

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.