Feira em Criciúma incentivará a contratação de aprendizes

Na cidade, há 900 vagas à espera de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos

Foto: Divulgação/DN

- PUBLICIDADE -

Criciúma

Santa Catarina tem hoje 49 mil vagas de trabalho que se enquadram na Lei da AprendizHYPERLINK “http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10097.htm”agem (10.097/2000). São postos direcionados à crianças e jovens entre 14 e 24 anos incompletos que estão cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e podem trabalhar na condição de aprendiz. A cota de aprendizes está fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por empresa. O número deve ser calculado sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional. Do total de vagas disponíveis no estado, faltam preencher 29 mil. As empresas alegam falta qualificação dessa mão-de-obra para cumprir a cota.

- PUBLICIDADE -

Para mostrar quais são as Instituições de Formação em Aprendizagem Profissional e os cursos que cada uma desenvolve para a capacitação e qualificação dos aprendizes, e como elas podem intermediar as contratações desses jovens, serão realizadas entre os dias 6 e 7 de junho em seis cidades de Santa Catarina, as Feiras de Aprendizagem. O objetivo é sensibilizar e estimular órgãos públicos, sociedade civil e especialmente empresas/empresários dos mais diversos ramos e segmentos de atividades a firmar parcerias e fazer valer a Lei da Aprendizagem em Santa Catarina.

Em Santa Catarina, as Feiras ocorrerão simultaneamente em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages. Um total de 2.431 empresas foram convidadas a participar.  Após a realização dos eventos, as fiscalizações serão intensificadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTb-SC) para que seja avaliado o cumprimento da Lei pelas empresas que são obrigadas a contratar os aprendizes.

MUNICÍPIOS VAGAS OCIOSAS
Grande Florianópolis 4.720 (3.100 em Florianópolis,  1.200 em São José, 300 em Palhoça e 120 em Biguaçu)
Criciúma 900
Blumenau 1.300
Joinville 2.700
Chapecó 1.200
Lages 300

Locais e horários das Feiras:

Criciúma06/06/2017, das 8h30min às 17h, na Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, à Rua Pascoal Meler, 70, Bairro Universitário.

Programação:

06 de junho 2017 – Criciúma
Horário Atividades
08h30min Recepção e Registro de Autoridades
09h Abertura Oficial
09h às 10h Workshop

Aprendizagem Profissional para todos os Setores da Economia:

Bruno Martins Mano Teixeira – Procurador do Ministério Público do Trabalho

Alberto de Souza – Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho

Rafaella Messina Ramos de Oliveira – Juíza do Trabalho

Inscrições:http://inscrição.sact.edu.br/index.php/inscrições/worshop

10h Visita aos Estandes

– Instituições Formadoras e empresas

(Esclarecimento de dúvidas, troca de experiências e exibição de trabalhos por jovens aprendizes)

17h Encerramento
     14h Recepção dos Participantes
   14h30min Retomada do Evento com participação das Autoridades
15h às 16h Oficina de Legislação

Convidados para esclarecer dúvidas: Juíza do Trabalho Vera Marisa Vieira Ramos, Procurador do Trabalho Piero Rosa Menegazzi e Auditor Fiscal do Trabalho Dilnei José Eidt.

 

16h Visita aos Estandes

– Instituições Formadoras e empresas

17h Encerramento

 

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.